Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

Palmeiras 2x0 Coritiba - Em noite de arbitragem polêmica, "Jorgito" Valdivia e Thiago Heleno dão ótima vantagem ao Verdão na final da Copa do Brasil 2012

Valdivia homenageia Barcos na comemoração do primeiro gol palmeirense; centroavante argentino não pôde atuar em função de uma apendicite.

Goiano Wilton Pereira Sampaio acabou se tornando um dos personagens centrais da decisão

O Palmeiras bateu o Coritiba por 2 a 0 na noite desta quinta e abriu ótima vantagem na grande final da Copa do Brasil 2012. O grande resultado do Verdão foi construído em lances de bola parada, primeiro em um pênalti cobrado magistralmente pelo chileno Jorge Valdivia e, posteriormente, em uma cobrança de falta de Marcos Assunção bem aproveitada pelo zagueiro Thiago Heleno.

A partida, no entanto, acabou manchada pela performance do árbitro Wilton Pereira Sampaio, que mostrou-se confuso em diversas marcações a acabou cometendo erros cruciais que prejudicaram, de uma maneira geral, a equipe do Coxa.

O jogo: Valdivia garante vitória palmeirense em primeiro tempo marcado pela superioridade coxa-branca

As coisas não começaram muito bem para o Palmeiras. Mesmo jogando em casa, os paulistas eram acuados e sofriam com a velocidade dos meias e atacantes do Coxa. Júnior Urso, Rafinha, Willian, Gil e Everton Costa tiveram boas chances ao longo da primeira etapa, mas não conseguiram marcar pela própria ineficiência e por algumas boas intervenções do goleiro Bruno.

O jogo ia se encaminhando para o intervalo quando um lance veio para mudar tudo. Marcos Assunção levantou bola na grande área e Betinho e Jonas se agarraram. O árbitro marcou pênalti duvidoso do lateral direito do Coxa, visto que era dificílimo apontar o real autor da infração. Valdivia, que atuava com o apelido "Jorgito" na camisa, nada tinha a ver com isso e cobrou com maestria para abrir o placar na Arena Barueri.

Verdão tem atuação mais sólida na segunda etapa e volta a aproveitar bola parada

Na segunda etapa, a facilidade do Coxa em criar jogadas ofensivas não foi a mesma. Mais bem estruturado defensivamente e contando com uma bela atuação do zagueiro Maurício Ramos, que chegara a ser dúvida para a partida, o Palmeiras conseguiu segurar as investidas adversárias, e ainda ampliou a vantagem.

Aos 19, Marcos Assunção cobrou falta, mas a bola desviou na barreira. Thiago Heleno, esperto, subiu mais que a zaga do Coritiba e aproveitou a sobra para testar firme para o fundo das redes: 2 a 0, para a alegria da torcida palmeirense na Arena Barueri lotada.

Dois lances capitais ainda colocariam o árbitro Wilton Pereira Sampaio novamente nos holofotes: a expulsão de Valdivia após uma segunda falta merecedora de cartão amarelo e, logo na sequência, um pênalti claro de Márcio Araújo em Tcheco, não assinalado pelo apitador goiano.

No fim das contas, a solidez defensiva, a precisão cirúrgica nos lances de bola parada e dois equívocos capitais da equipe de arbitragem colocaram o Palmeiras na frente na grande decisão da Copa do Brasil 2012. Agora, a equipe paulista pode até perder por um gol de diferença no Couto Pereira e ainda assim levantará o caneco. Um 2 a 0 a favor do Coritiba leva a decisão para os pênaltis, e qualquer outra vitória por dois gols de diferença dos paranaenses dá o título ao Verdão, devido ao critério de gols marcados fora de casa. A segunda perna da final acontecerá na próxima quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília).

SE PALMEIRAS 2 X 0 CORITIBA FBC

Local: Arena Barueri, Barueri (SP)

Data e hora: 5 de julho de 2012, 21h50 (horário de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)

Público e renda: 28.557 / R$ 1.874.214,00

Cartões amarelos: Jorge Valdivia e Márcio Araújo (Palmeiras); Júnior Urso, Jonas, Emerson e Tcheco (Coritiba)

Cartão vermelho: Jorge Valdivia, aos 24'/2ºT (Palmeiras)

Gols: Jorge Valdivia, 47'/1ºT (1-0); Thiago Heleno, 19'/2ºT (2-0)

PALMEIRAS (4-2-3-1): Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Marcos Assunção (capitão) e Márcio Araújo; João Vítor, Jorge Valdivia e Mazinho (Maikon Leite, 35'/2ºT); Betinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

CORITIBA (4-3-2-1): Vanderlei; Jonas, Pereira (capitão), Emerson e Lucas Mendes; Willian, Gil (Anderson Aquino, 23'/2ºT) e Júnior Urso (Tcheco, 30'/2ºT); Rafinha e Everton Ribeiro (Lincoln, 11'/2ºT); Everton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário