Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Espanha e Itália veem aprendizado como vantagem contra rivais europeus

A Espanha ainda disputará a final contra o Brasil, enquanto a Itália decidirá o terceiro lugar com o Uruguai. Mas as duas seleções europeias já comemoram algumas conquistas na Copa das Confederações . Para as duas equipes, o aprendizado no torneio em relação a questões logísticas e de adaptação ao clima podem se tornar uma importante vantagem contra outros rivais do continente.
Durante as últimas semanas, tanto Espanha quanto Itália revelaram algumas surpresas com o que encontraram no Brasil. O calor nas cidades-sede nordestinas, apesar de ser inverno no hemisfério sul, foi uma delas. Outras tantas vieram em questões de logística, e com certeza serão aproveitadas na hora de fazer a programação para a Copa do Mundo em 2014. Uma experiência que rivais como Alemanha, Inglaterra, França e Holanda, entre outros, não terão.
"Um aspecto positivo é a riqueza em relação à preparação [para 2014]. Temos que voltar com 23 atletas bem condicionados, pois o clima é especial, as viagens são longas. É preciso ter muito preparo físico", disse o técnico da Itália, Cesare Prandelli.
Em questões logísticas, italianos e espanhóis devem aproveitar a experiência de 2013 para planejar da melhor maneira possível os deslocamentos não apenas entre as diferentes cidades, mas também dentro de cada uma. No Rio de Janeiro, por exemplo, a distância entre a Barra da Tijuca, onde o time estava hospeddo, e o Engenhão, local dos treinos, frustrou os planos de Prandelli de treinar em dois períodos.
No caso da Espanha, a Copa das Confederações ainda pode ser coroada com o título contra o Brasil no Maracanã. Mas, independentemente disso, o técnico Vicente del Bosque também já comemorou a vinda ao país pela possibilidade de que isso facilite a adaptação no ano que vem. Foi assim em 2009 e 2010 na África do Sul, e tudo o que ele sonha é repetir no ano que vem o resultado de três anos atrás.
"Estamos vivendo uma experiência muito importante. Em 2009, quando fomos para a África do Sul, foi uma experiência que nos ajudou na preparação para a Copa. E esperamos que aqui aconteça o mesmo", disse o comandante da Fúria.
Essas impressões adquiridas durante a Copa das Confederações promete até gerar discussões internas entre seleções e a Fifa. A maioria dos jogos foi disputada às 16h do horário de Brasília (equivalente a 21h na Europa) para que fossem televisionados em um bom horário.
Mas pelo menos Prandelli já demonstrou muita preocupação com o calor e afirmou que faria sugestões de mudanças à Fifa. Jogadores da Espanha também disseram que o ideal seria jogar às 19h, horário da final entre Brasil e Espanha no domingo.
Vale lembrar que a Copa do Mundo tem jogos previstos para acontecer nos horários das 13h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 21h. Para quem for obrigado a jogar nos primeiros horários, já ter conhecido o clima brasileiro deve mesmo ser um aprendizado fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário