Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Recém-chegado, Zinho afirma: "Punição para quem não cumprir as obrigações"


Foi uma semana agitada no Flamengo: Ibson sendo contratado, Ronaldinho Gaúcho faltando treino e a ansiedade exposta do time para estrear no Campeonato Brasileiro, após passar longo período sem disputar partidas oficiais. Nesses nove dias de reconhecimento de território, o ex-jogador Zinho já percebeu que o cargo de gerente executivo de futebol do Rubro-Negro será um desafio e tanto.
Direto da concentração da equipe do Flamengo, em Recife, local do confronto contra o Sport, pela primeira rodada do Brasileirão, Zinho conversou com os super craques da Super Rádio Tupi, noShow da Galera, deste sábado. Assuntos como Ronaldinho Gaúcho, a contratação de reforços para a sequência da temporada e a relação com a comissão técnica foram pautados na entrevista exclusiva. Ex-atleta revelado pelo Flamengo, Zinho volta ao clube para exercer uma função completamente diferente e frisa: quem não cumprir as regras estipuladas será punido.
O diretor foi enfático ao afirmar que toda contratação precisará do aval dele. No entanto, com sinceridade, Zinho deixa claro que não quer envolvimento com a parte financeira. Esta, fica a cargo do vice-presidente de finanças, Michel Levy, e da Presidente, Patrícia Amorim. Confira trechos da entrevista.
Sobre a decisão de aceitar o cargo
"É um desafio na minha vida. Pensei muito antes de aceitar, por muitos motivos, mas decidi, junto com a minha família, assumir essa responsabilidade. Acredito que, pelo o que eu vivi na minha vida, como jogador e como administrador, estou credenciado para iniciar minha trajetória nessa nova função. Tenho a possibilidade de exercer um bom trabalho no Flamengo"
Sobre o 'antes' e o 'agora' do futebol
"Hoje, o futebol exige um profissionalismo muito maior do que era na minha época. Já senti essa mudança, logo que cheguei no Flamengo. No início da minha carreira, aconteciam coisas que hoje são inadmissíveis, como, por exemplo, jogador fumar na concentração, ou ficar até tarde em recepção de hotel. Agora, as notícias são rapidamente absorvidas pelos torcedores. Acho que alguns jogadores aproveitaram isso e evoluíram culturalmente. A delegação de uma equipe de futebol é muito maior do que antes. Na minha época, viajavam para jogar o time, o treinador, o massagista, o auxiliar, o preparador físico e dois seguranças, no máximo. Hoje, você tem que viajar com quatro seguranças, contratar mais dez depois, fisiologista, nutricionista, roupeiros, rapaz que cuida do site, fisioterapeuta, assessor de imprensa, fotógrafo e outros! Para administrar tudo isso precisa de uma preparação forte"
obre Ronaldinho Gaúcho
"Esse tipo de colocação sobre o Ronaldinho Gaúcho é até bom para nós jogarmos limpo. O Ronaldinho vai ser tratado como os outros jogadores, as regras são para todos. Eu e Ronaldo jogamos juntos no Grêmio, no início da carreira dele. Ele tem 32 anos, é um jogador de qualidade e pode render muito mais. Agora ele tem que se decidir. Meu grande desafio é trazer o Ronaldo para o grupo, fazer com que ele se foque na profissão e se comprometa com os nossos objetivos. Tudo isso é importante, além dele ser tratado com igualdade dentro do grupo, para que os outros sintam a seriedade no trabalho. 
Ele é uma estrela, e se existem regras para os outros, a estrela tem que seguir a mesma forma. E são regras normais que o futebol exige, como compromisso nos treinamentos, dedicação nos jogos, respeito à comissão técnica, chegar nos horários determinados. Aí é pra todo mundo e para mim também! Tenho que dar o exemplo. O Ronaldo está consciente disso. Conversamos olho no olho, com honestidade. Gosto dele e temos um bom relacionamento. Já ouvi dele que vai colaborar. Espero que ele possa estrear bem hoje, junto com o time. O que é para entender é que existem funções: eu sou o diretor de futebol, ele é o jogador, o Joel é o técnico e cada um faz a sua função em prol do Flamengo"
Sobre Joel Santana
"Gosto muito do trabalho do Joel, ele é vitorioso e sempre tivemos uma relação boa quando nos encontramos. Agora, estou fazendo esse 'meio-campo' dele com a direção e com os jogadores, para ele se preocupar unicamente em treinar o time dentro de campo. A responsabilidade dele é escalar a equipe, montar a tática e ser disciplinador. Fora de campo, eu vou ajudar a colocar os atletas na linha, para que eles estejam sempre preparados para o técnico. O Joel é autêntico e natural, e quero que ele continue assim. O primeiro semestre foi ruim, mas nós batemos um papo geral sobre os nossos objetivos e o entrosamento está sendo bom"
Sobre o grupo do Flamengo e as punições

"O Flamengo tem um grupo forte. Estamos com
 alguns 'poréns', como jogadores cumprindo suspensão, outros que vão entrar ainda no time, e outros com problemas de lesão. Espero que esse time encaixe todos esses atletas. Vejo as equipes que permaneceram na Libertadores e falo que o time do Flamengo não é mais fraco que eles. Posso enumerar vários jogadores de qualidade nossos: Léo Moura, Kleberson, Vagner Love, Felipe... É um elenco forte! Se todo o time der as mãos e cumprir as obrigações, que são simples, vamos ter uma caminhada tranquila. 
E eu não estou pedindo nada de anormal! Vai haver punição para quem não cumprir as determinações. Mas sempre com respeito, olho no olho, sem mentira! Pra depois não falarem: 'pô, eu não sabia'. Todos estão sabendo como será. E eu vim pro Flamengo para fazer o que fiz na minha vida toda, que é trabalhar com profissionalismo. Se o time vai ganhar ou se vai perder, aí é o futebol. Agora, todos irão honrar a camisa do flamengo e se dedicar à profissão. É isso que estou pedindo"
Sobre a participação na contratação de reforços
"Eu vou participar das contratações. O que vou esclarecer é que eu não vou sentar com empresário de jogador para discutir negociação. Nessa parte, eu nunca gostei muito de estar inserido. Quem decide e finaliza sobre isso é o vice-presidente de finanças, o Michel Levy, e a Patrícia Amorim. Cada um vai exercer a sua função. Agora, a parte do futebol, de indicar o jogador e pegar a opinião do treinador eu vou fazer! As contratações vão precisar do meu aval. Eu vou tomar a decisão sobre qual jogador virá. Não temos uma condição financeira maravilhosa, e os melhores jogadores já estão firmados nos clubes. Os valores de hoje em dia são absurdos! O que eu não vou fazer é uma loucura de aprovar um atleta em uma quantia absurda, para depois o Flamengo ficar endividado. 
Tenho uma responsabilidade comigo e, principalmente, com o Flamengo! Na minha gestão, até o final do ano, posso até errar de indicar um jogador e ele não render, mas não quero deixar nada em suspeita. As transações são muito caras. Estou com o pé no chão, mas consciente também de que o Flamengo é um time grande e precisa se reforçar! Já estamos pensando em buscar dois zagueiros, um que seja mais jovem, uma promessa, e outro mais cascudo, experiente"
Sobre Flamengo x Sport
"Temos consciência de que esse jogo é importante, ainda mais depois desse tempo só com treinamentos, em uma equipe da grandiosidade do Flamengo. Mesmo com os problemas de desfalque, suspensão e lesão, estou confiante para a estreia de hoje!"
Após 27 dias de treinamento, o Flamengo volta aos gramados para o confronto contra o Sport, na Ilha do Retiro, na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro. Zinho, que aposta em resultado positivo, relatou os pontos chave sobre o que pretende fazer na gestão como diretor executivo de futebol. A partida começa às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário