Precisou ser no sufoco, mas o Fluminense venceu o Náutico por 2 a 1, em Volta Redonda, neste sábado, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. No retorno de Deco, recuperado de um problema na coxa, o Tricolor fez valer sua superioridade durante parte da disputa. Depois, no entanto, deu brechas ao Timbu, que partiu pra cima e saiu prejudicado por um pênalti não marcado do zagueiro Gum no atacante Kim.
O resultado levou o Flu aos 56 pontos, o que garante o elenco de Abel Braga na liderança. O Náutico, por sua vez, estacionou nos 31 e continua em 12º. Na próxima rodada, o Fluminense faz o clássico contra o Flamengo, domingo, no Engenhão. Já o Náutico encara o Atlético-GO, sábado, nos Aflitos.
Tricolor não joga bem, mas resolve nos momentos finais
O Náutico deixou claro qual seria sua proposta para tentar segurar o líder. Sem a dupla de atacantes que mais balança as redes na equipe, já que Kieza ainda se recupera de lesão na coxa e Araújo pertence ao Tricolor, o técnico Alexandre Gallo armou o Timbu para, sobretudo, marcar. O Fluminense, como não poderia deixar de ser, tomou a iniciativa. No segundo minuto de bola rolando, Thiago Neves fez cruzamento para Wellington Nem, que quase achou de cabeça, mas a bola passou direto.
Porém, a equipe de Abel Braga se contentou com muito pouco. Abusou de lançamentos para a grande área e não procurou explorar as subidas pelos lados do campo, com destaque para a ineficiência de Bruno na direita. Aos 11, um corte errado do lateral após cruzamento de Marlon quase deu o gol de presente ao time pernambucano, mas Kim matou no peito e mandou uma bomba por cima, em lance de muito perigo.
Pouco depois, o Flu voltou a assustar, mas sem empolgar. Da esquerda, Thiago Carleto cruzou e Fred cabeceou para fora. Diego Cavalieri precisou fazer uma grande defesa aos 29, quando, após mais uma subida do Timbu pela direita, Rogério chutou firme cara a cara com o goleiro. Aos 38, Elicarlos deu um presente para Thiago Neves, que encarou a marcação e bateu muito mal, desperdiçando uma grande chance.
Aos 41, Deco cobrou escanteio da esquerda, Gideão saiu mal do gol e a bola sobrou para Fred. O camisa 9 matou no peito e deixou Leandro Euzébio numa boa para abrir o placar em Volta Redonda. O lance quebrou tudo o que o Timbu havia construído nos minutos anteriores. Bastou mais uma exibição da qualidade do elenco do Tricolor para que a vantagem fosse ampliada. Aos 45, Alemão errou na saída de bola e Thiago Neves recebeu de Deco. O camisa 20 fez bom cruzamento para Fred que, de pé direito, mandou para o fundo do barbante.
Timbu pressiona, mas acaba prejudicado pela arbitragem
Por conta de dores musculares, Leandro Euzébio foi poupado para o segundo tempo, dando lugar a Digão. O time das Laranjeiras assustou em lances de bola parada, que obrigaram Gideão a trabalhar. O Náutico errava em excesso na saída de bola e sucumbia à superioridade técnica do time carioca. Em jogada rápida pela direita, aos 7, Bruno deixou de calcanhar para Fred, que mandou forte por cima da meta.
Abel precisou fazer outras mudanças. Cansado, Thiago Neves deixou o campo para a entrada de Marcos Junior, que voltava de lesão. O garoto entrou cheio de disposição de fez bom cruzamento para Digão, livre na pequena área, perder uma chance incrível ao cabecear por cima da meta. Depois, Deco ainda deu lugar a Wagner.
A superioridade carioca ainda era nítida, mas o Tricolor apenas administrava o resultado, tornando o jogo morno. As subidas do Timbu, que tinha mais a bola nesse momento, dificilmente assustavam. Até que Kim recebeu na área e conseguiu finalizar com firmeza. A bola tocou no zagueiro Gum e encobriu Diego Cavalieri, que nada pôde fazer.
O Náutico se animou com o gol e, em seguida, Rhayner mostrou habilidade tentando jogada individual. O Tricolor passou a tomar um sufoco do adversário. Gum ainda derrubou Kim dentro da área, mas a arbitragem não marcou o pênalti. Na insistência, a bola parada quase decretou o empate, quando Souza cobrou falta e Kim cabeceou para ótima defesa de Cavalieri, garantindo o 2 a 1 e a liderança.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 1 NÁUTICO
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 22/9/2012 – 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (SC) e Fabio Pereira (TO)
Renda/Público: R$ 111.765,00/8.038 presentes/6.132 pagantes
Cartões amarelos: Deco e Valencia, Diego Cavalieri (FLU); Alemão e Martinez (NAU)
Cartões vermelhos: Não houve.
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (SC) e Fabio Pereira (TO)
Renda/Público: R$ 111.765,00/8.038 presentes/6.132 pagantes
Cartões amarelos: Deco e Valencia, Diego Cavalieri (FLU); Alemão e Martinez (NAU)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: Leandro Euzébio, 40'/1ºT (1-0); Fred, 45'/1ºT (2-0) e Kim, 36'/2°T (2-1).
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio (Digão, Intervalo) e Carleto; Valencia, Jean, Deco e Thiago Neves (Marcos Júnior, 25'/2ºT); Wellington Nem e Fred – Técnico: Abel Braga.
NÁUTICO: Gideão; Patric, Alemão, Jean Rolt e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez, Souza e Rhayner; Rogério (Romero, 30'/2ºT) e Kim – Técnico: Alexandre Gallo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário