Às vésperas do confronto contra o Boca Juniors, pela Taça Libertadores da América, o Corinthians foi a campo com seus titulares no duelo contra a Ponte Preta, neste domingo (28), pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista, mas, por circunstâncias da partida, pôde vencer por 4x0 e ainda se poupar em campo. Jogando apenas para o gasto, o alvinegro se aproveitou das falhas da defesa adversária para marcar três gols, com Romarinho, Emerson e Guerrero, e da expulsão do volante pontepretano Baraka para administrar a partida. No fim do jogo, o atacante Alexandre Pato, que havia começado a partida no banco de reservas, marcou um belo gol para fechar a goleada.
Ponte Preta começa melhor, mas ataque do Timão é mais eficiente.
O começo da partida não foi fácil para o Corinthians. A marcação que o adversário exercia no campo da defesa alvinegra dificultava a armação das jogadas, o que resultou em tentativas, sem sucesso, de bolas longas para os atacantes corintianos. Melhor nos primeiros minutos, a Ponte arriscava chutes de longa distância, com destaque para um belo arremate do centro-avante William, que parou em grande defesa do goleiro Danilo Fernandes, aos 11 minutos.
Enquanto Émerson recuava para tentar melhorar a armação das jogadas corintianas, o atacante pontepretano Chiquinho criava dificuldades para a defesa adversária, impondo velocidade pelos dois lados do campo. A primeira finalização da equipe visitante só aconteceu aos 31 minutos, depois de boa jogada do, até então, apagado Guerrero, que finalizou cruzado com perigo. Logo no minuto seguinte, após receber belo passe de calcanhar de Danilo, o peruano apareceu de novo, com chute de fora da área, que o goleiro Édson Bastos rebateu para frente e Romarinho empurrou para as redes, abrindo a vantagem.
Em desvantagem, Macaca se desorganiza
Após inaugurar o marcador sem conseguir se impor diante do adversário, o Corinthians se aproveitou da desorganização da defesa da Ponte, que passou a deixar mais espaços. Em uma dessas falhas da equipe mandante, o lateral Fábio Santos conduziu a bola pelo meio sem ser incomodado e passou para Émerson, que ajeitou para o pé direito para sair da marcação e finalizou rasteiro para fazer 2x0, aos 38 minutos, contando com nova contribuição de Édson Bastos. Até o fim da etapa inicial, o Timão permaneceu superior, criando mais chances.
Goleada, expulsão e nenhuma dificuldade
O início do segundo tempo foi como o fim do primeiro. A Ponte Preta, precisando do resultado, tentava atacar a qualquer custo e deixava espaço para o adversário. Com postura mais firme do que nos primeiros 45 minutos, o Corinthians não deu mais chances à Ponte. Após outro bom passe de Danilo, Émerson invadiu a área pontepretana pela esquerda, aos 9 minutos, parando no choque com Kléber, que o juiz marcou pênalti. Guerrero cobrou no canto e marcou o terceiro do Timão.
Diante das adversidades, os jogadores da Ponte passaram a errar ainda mais passes e a fazer faltas em sequência. Em uma delas, o volante Baraka derrubou Paulinho e depois pisou no volante corintiano, sendo expulso de forma direta aos 14 minutos. Com a vantagem numérica, a equipe alvinegra passou a administrar o resultado, claramente se poupando para o jogo decisivo diante do Boca Juniors, na próxima quarta-feira. O técnico Tite passou a gritar constantemente para seus atletas “descansarem com a bola”, em vez de arriscarem as jogadas.
Pato entra e reacende a partida
Com o Timão descansando em campo e a Ponte já batida, o jogo ficou morno até a entrada de Alexandre Pato, aos 28 minutos. Nos primeiros dois lances, ambos oriundos de cruzamentos de Fábio Santos, o atacante parou em Édson Bastos, que fez duas grandes defesas, uma delas frente-a-frente com o corintiano. Mas na terceira tentativa a estrela do time não desperdiçou. Após bom passe de Émerson, Pato passou por dois marcadores e pelo goleiro Édson Bastos, para fechar a goleada as 44 minutos.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 0 X 4 CORINTHIANS
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data/Hora: 28/4/2013 – 16h
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Mauro André de Freitas (SP) e Renata Ruel Xavier de Brito (SP)
Renda/Público: R$509.892,03/12.460 pagantes
Cartões Amarelos: Cléber (PON); Alessandro, Paulinho (COR)
Cartões Vermelhos: Baraka (PON)
GOLS: Romarinho, 32'/1ºT (0-1); Emerson, 38'/1ºT (0-2); Guerrero, 10'/2ºT (0-3); Pato, 43'/2ºT (0-4)
PONTE PRETA: Edson Bastos; Artur, Cleber, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Bruno Silva (Rildo, 13'/2ºT), Cicinho (Diego Rosa, 28'/2ºT) e Chiquinho; Everton Santos (Xaves, 18'/2ºT) e William. Técnico: Guto Ferreira
CORINTHIANS: Danilo Fernandes, Alessandro (Edenílson, 24'/2ºT), Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho (Alexandre Pato, 27'/2ºT); Emerson e Guerrero (Douglas, 36'/2ºT). Técnico: Tite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário