Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

Tijuana 2 x 2 Atlético-MG - Galo espanta mau início e arranca ótimo empate nos acréscimos

Depois de muitos jogos sem ser vazado no Estádio Caliente, o Tijuana viu sua sequência ruir. Diante do poderoso Atlético-MG, a vida não poderia ser fácil. Bem que a expectativa foi quebrada no primeiro tempo do duelo de ida das quartas de final da Libertadores, nesta quinta (23). Mas o Galo soube se recuperar do mau início, a ponto de arrancar um empate nos acréscimos e levar para o Independência um ótimo resultado. Os gols brasileiros que encaminham a classificação às semifinais foram anotados por Diego Tardelli - destaque da partida - e Luan. Pelos Xolos, Riascos e Martínez marcaram.
Cedendo espaços, Galo é bombardeado
As defesas brasileira e mexicana mostraram-se atentas no início da partida. Se não reservou grandes sustos, nem por isso o duelo careceu de movimentação de ambos os lados. Aos 10 minutos, Riascos entrou em ação: driblou Pierre e disparou de fora da área, fazendo a bola passar rente à trave direita do goleiro Victor. Em seguida, uma cobrança de falta cometida por Júnior César no mesmo atacante fez valer de vez o aspecto "caliente" que dá nome ao palco da disputa. Moreno bateu com muita força, e o arqueiro alvinegro espalmou para o alto.
O Tijuana gostou do princípio de perigo imposto aos comandados de Cuca. Animado pela torcida, o time da casa, armado com três atacantes, ainda se fazia mais expressivo do que o Galo na marca dos 20. Enquanto isso, Bernard, vez ou outra, buscava um cruzamento da esquerda na medida para Jô achar o alvo. Mas fato é que os pilares ofensivos do time mineiro não encontravam a mesma facilidade que os Xolos para se infiltrar na defesa. Sobrou para Marcos Rocha, num chute rasteiro de fora da área, forçar o goleiro Saucedo a sua primeira intervenção.
O lance foi isolado frente ao bombardeio que os mexicanos imporiam na sequência. Primeiro, trama rápida armada por Castillo, que tentou um toque por cobertura e fez a bola subir demais. Alívio para Victor, porém alívio breve. No minuto seguinte, o goleiro se viu em novos apuros, quando Arce recebeu livre e mandou à esquerda da trave do goleiro brasileiro. Alívio de novo, mas agora pela última vez. Isso porque, aos 31, Riascos tabelou com Moreno, ganhou de Gilberto Silva e abriu o placar num chute certeiro no canto esquerdo.
A ascensão de Tardelli, e a troca que deu certo
Cuca pode ter tido muito o que orientar seus jogadores nos vestiários, mas a certeza de cada um deles ao deixar o gramado era uma só: seria necessário acabar com os espaços dados em excesso aos mandantes. Para a segunda etapa, Luan assumiu uma das posições do meio-campo, no lugar de Bernard, que se queixou de dores na coxa esquerda. De início, nada que revolucionasse o panorama do duelo. Errando passes, o Galo seguia facilitando a vida dos Xolos.
Os mandantes levaram perigo aos sete minutos e, antes mesmo que 60 segundos se passassem após o susto, ampliaram a diferença. Primeiro foi Martínez quem recebeu de Ruiz e ficou sozinho na pequena área. Mandou por cima da meta. Depois, Moreno cruzou da direita, Victor tocou na bola e deu rebote para o "Neymar cover" guardar a redonda no alvo mexicano. Assim como no primeiro tempo, Victor se recuperava de uma situação de tensão para, em seguida, amargar a sensação de ver a bola afundar em suas redes.
Tudo seria ainda mais difícil, não fosse um escanteio arranjado por Jô, aos 19. Ronaldinho cruzou e a defesa desviou. Bem poscionado, apenas no aguardo, Diego Tardelli empurrou de pé direito para estufar as redes e marcar o primeiro gol de um visitante no Estádio Caliente nesta Copa Libertadores. A partir de então, o que se viu foi um novo Galo. Não tão novo assim, visto que o futebol "para frente" é justamente o elemento que tem destacado o time mineiro nos últimos tempos.
Já era outro cenário o da reta final da partida em relação ao primeiro tempo. Aos 47, Luan só precisou imitar o ritmo dos companheiros, receber belo passe de Tardelli, partir em velocidade e tocar na saída de Saucedo para igualar o placar no último minuto. Agora, até um empate por 0 a 0, na próxima quinta-feira, garante a classificação mineira.
FICHA TÉCNICA
TIJUANA-MEX 2 X 2 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Caliente, Tijuana, México
Data e Hora: 23/5/2013, 21h30 (Horádio de Brasília)/17h30 (Horário Local)
Juiz: José Hernando Buitrago (COL)
Assistentes: Wilmar R. Navarro (COL) e Wilson Berrio (COL)
Renda e Público: Não divulgados
Cartões amarelos: Pierre e Diego Tardelli (CAM); Pellerano (TIJ)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Riascos, 32'/1ºT (1-0), Martínez, 7'/2ºT (2-0) e Diego Tardelli, 20'/2ºT (2-1) e Luan, 46'/2ºT (2-2)
TIJUANA-MEX: Cirilo Saucedo, Juan Carlos Núñez , Javier Gandolfi, Olivier Ortiz e Edgar Castillo; Cristian Pellerano, Fernando Arce e Ruiz (Márquez, 36'/2ºT); Fidel Martínez (Piceño, 41'/2ºT); Duvier Riascos e Moreno (Joe Corona, 26'/2ºT) - Técnico: Antônio Mohamed.
ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre e Leandro Donizete (Josué, 36'/2ºT); Diego Tardelli, Ronaldinho e Bernard (Luan, Intervalo); Jô (Alecsandro, 45'/2ºT) - Técnico: Cuca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário