Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fluminense cresce com Luxemburgo e vive melhor momento no Brasileirão

O Fluminense vinha de cinco derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro quando anunciou a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, no final de julho. O impacto da troca no comando não foi imediato, já que o time continuou flertando com a zona de rebaixamento por algumas rodadas e caiu diante do Goiás nas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas, nas últimas semanas, os resultados têm começado a aparecer.
Sem perder há seis jogos, o Fluminense se distanciou da ponta de baixo da tabela e vive seu melhor momento no Brasileirão. Com três vitórias e três empates nestas seis partidas, somou 12 pontos -- pontuação que demorou 10 rodadas para fazer no início da competição.
A eliminação da Copa do Brasil acabou permitindo que o Fluminense tivesse a semana toda para trabalhar. É a primeira vez que isso acontece com Luxemburgo no comando. Por isso, os jogadores esperam que o time apresente evolução ainda maior daqui pra frente.
"É importante a gente trabalhar e ter tido este tempo para descansar. Mesmo sem muito tempo para treinar estamos tendo um resultado positivo dentro de campo. A equipe melhorou com a chegada do Luxemburgo", disse o zagueiro Gum.
Curiosamente, o período de melhora do Fluminense aconteceu todo sem dois dos principais jogadores do elenco nas últimas temporadas. Um deles é o atacante Fred, que se lesionou na derrota por 2 a 0 para o Santos, a última do clube carioca no Brasileirão. O outro é o meio-campista Deco, que anunciou aposentadoria no fim de agosto.
Enquanto as frequentes lesões de Deco nos últimos anos fizeram o Fluminense se acostumar a jogar sem o meia, o mesmo não pode ser dito com relação ao atacante. Artilheiro do Brasileirão em 2012 com 20 gols,Fred fez o time ter aproveitamento de 70,2% nas partidas em que atuou . Nos jogos em que ficou de fora, o rendimentou caiu para 60%.
Sem Fred à disposição, Luxemburgo tem formado a dupla de ataque com Rhayner e Rafael Sóbis, artilheiro do time no Brasileirão com sete gols. Outro fato que tem chamado a atenção é a maior utilização de jovens jogadores revelados nas categorias de base do clube. O principal destaque dentre eles é Rafinha, volante de 20 anos que aproveitou-se da ausência do lesionado Jean para se firmar entre os titulares. Isso depois de ter atuado em apenas uma partida no ano anterior.
Com 30 pontos, o Fluminense está em 13º lugar no Brasileirão. A distância para o Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, é de seis pontos. Em relação ao Grêmio, primeiro componente do grupo dos quatro melhores clubes, a diferença é de nove pontos. O próximo compromisso da equipe é no sábado, fora de casa, contra o Goiás. Mais uma oportunidade para o time de Luxemburgo mostrar evolução, ampliar a boa fase e ficar mais perto da parte de cima da tabela, não da parte de baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário