Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

Grêmio: Pacotão de reforços

Andre Lima - Gremio x Flamengo (Foto: Itamar Aguiar)
A notícia desta semana no lado azul do Rio Grande do Sul tem sido a movimentação gremista em busca de reforços para a próxima temporada. Como na prática 2011 já terminou para o Grêmio, parece razoável que o clube já busque reforços para que 2012 seja um ano de conquistas, diferentemente do que foi a presente temporada. As carências tricolores passam pela zaga e chegam ao ataque, principal carência. 



Kléber
Palmeiras
Após ter sido noticiado que o palmeirense estaria bem próximo do Grêmio, o negócio parece ter esfriado. O interesse do Corinthians supostamente o fez balançar, e pode fazer com que ele, de fato, fique em São Paulo.

Caso consiga superar as adversidades de uma negociação complicada e trazer Kléber, será uma boa contratação para o Grêmio. Se a camisa 9 foi o principal problema neste ano, em boa parte as más atuações dos centroavantes se devem à falta de um companheiro no ataque. Após a saída de Jonas, Borges e André Lima não repetiram as boas atuações; o atual jogador do Valencia não teve substituto no Olímpico e Kléber supriria bem esta carência.

Contudo, o Grêmio oferece mais de 5 milhões de reais e salários que superam os 500 mil mensais para contar com Kléber. É muito para um jogador de 28 anos e com histórico de atritos com torcedores e treinadores. Somada a isso, a relutância do jogador em se mudar para Porto Alegre faz com que talvez seja melhor buscar opções mais jovens e baratas.


Guillermo Enio Burdisso
Irmão do Burdisso mais famoso, o da Roma, Guillermo Burdisso atualmente joga no Arsenal de Sarandí após ter permanecido meia temporada na mesma Roma onde seu irmão atua.

É um zagueiro de imposição física. Com 1, 90 m de altura e 84 kg, destaca-se no Campeonato Argentino pelo domínio do jogo aéreo.

Se o Burdisso menos famoso é pouco conhecido no Brasil, o preço que o Arsenal julga que ele valha é de jogador renomado: 5 milhões de dólares. Com 23 anos e passaporte italiano, Burdisso tem um valor de mercado muito alto tendo em vista a Europa. Por isso mesmo, sua vinda ao Grêmio pode não acontecer.

Jonathan Pablo Bottinelli
O irmão do meia do Flamengo passou quase toda sua carreira no San Lorenzo, exceto por um breve período que passou jogando na Sampdória. Com 27 anos, seu valor de revenda é bem mais baixo que o de Burdisso.

Devido a sua idade, Bottinelli viria mais para ser o "xerife" da zaga de que tanto o Grêmio tem precisado. Rafael Marques, Rodolfo ou Edcarlos não possuem, nem de longe, a liderança que um clube acostumado com De León, Rivarola ou Airton Pavilhão exige.

Além disso, tanto Bottinelli quanto Burdisso teriam uma aceitação bastante elevada junto à torcida, já que falamos de um clube com histórico de fazer de jogadores dos países vizinhos grandes ídolos.
Carlos Eduardo
Revelado pelas categorias de base e declaradamente gremista, o meia/atacante, que atualmente joga pelo Rubin Kazan, seria outra grande contratação para o Grêmio. O jogador se recupera de lesão no Estádio Olímpico e as negociações poderiam começar a partir dessa brecha.

Carlos Eduado joga em posição semelhante a de Escudero, mas com mais habilidade que o argentino. Quando despontou na Libertadores de 2007, jogava de segundo atacante, mas já jogou como meia pelo Hoffenhein. Sua versatilidade e habilidade fazem com que Cadu seja muito valorizado.

Porém, justamente isso pode impedir seu retorno. Ele pouco jogou pelo Rubin, clube que pagou 20 milhões de euros pelo seu passe. É sabido por todos que negociar com russos é sempre tarefa das mais árduas, ainda mais quando valores tão altos estão envolvidos.

Vagner Love

CSKA
Talvez a única especulação que parece mais um artifício para vender notícias que propriamente uma possibilidade gremista. Caro e valorizado, é provável que o CSKA peça cerca de 7 milhões de euros para ceder sua estrela, dinheiro do qual o clube gaúcho não dispõe.

Além disso, o estilo do jogador não parece condizer com o que a torcida Tricolor geralmente aprecia. Representção do futebol carioca, com mais malandragem e dribles que empenho e carrinhos, é possível que o ex-flamenguista tenha dificuldades em se adaptar ao estilo de jogo do Rio Grande do Sul.

As notícias envolvendo os jogadores nos quais o Grêmio se interessa denotam que o time gaúcho pensa alto tendo em vista o ano que vem - e está certo. O ano de 2011 foi terrível para o Imortal, que já passa atualmente por um interlúdio de 10 anos sem um título de expressão. Se alguns nomes parecem vontades impossíveis, fica claro que, por ao menos tentar contratá-los, o time gaúcho está no caminho certo para 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário