Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Náutico faz gol no último minuto e vence o Grêmio por 1x0


O Náutico lutou, batalhou e, apesar da forte marcação, venceu o Grêmio por 1x0 na noite deste domingo, nos Aflitos, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O gol veio no último minuto de jogo. Ronaldo Alves recebeu cruzamento na área e tocou de cabeça para o fundo das redes para delírio dos pouco mais de 14 mil alvirrubros no estádio. A vitória do Náutico foi a primeira diante do Grêmio depois de 21 anos. O último êxito alvirrubro contra os gaúchos havia sido no dia 7 de abril de 1991. Na época, o placar foi mais calmo, um 3x1.

Apesar da vitória, o Timbu não fez uma boa partida. Com grandes dificuldades de criação no meio de campo, o Náutico pouco agrediu o Grêmio durante o confronto. Martinez e Souza estiveram em má jornada, enquanto o atacante Araújo pouco apareceu na partida. O destaque positivo foi a boa marcação alvirrubra no meio. A entrega dos jogadores, que lutaram até o fim, também merece destaque. Pelo lado do clube gaúcho podemos destacar a defesa organizada e o atacante Marcelo Moreno, que se movimentou bem.



O resultado deixa o Náutico na décima posição da competição, com sete pontos. O Grêmio cai para a quinta posição com nove. Na próxima rodada, o Alvirrubro encara o Atlético-MG fora de casa, enquanto o tricolor do Rio Grande do Sul recebe o Flamengo.


O JOGO - O Náutico começou o primeiro tempo partindo para cima. Com menos de um minuto de jogo, Rhayner já arriscava de fora da área. A velocidade era a aposta do Timbu para surpreender o time gaúcho na primeira etapa. Aos dois, Martinez arriscava outro chute de longe para boa defesa do goleiro Victor.

No entanto, inicialmente era o Grêmio que encontrava dificuldades com a marcação alvirrubra. O tricolor chegou com grande perigo pela primeira vez aos 10, quando Edílson cobrou falta da intermediária e acertou a trave de Felipe.

O Náutico diminuiu o ritmo com o passar dos primeiros minutos e o Grêmio equilibrou um pouco mais a partida. O jogo ficou preso no meio de campo, com as equipes se anulando bem. As jogadas pelas laterais do campo eram uma raridade.

Dentro deste cenário, foi o Grêmio quem chegou com maior perigo. O tricolor gaúcho apostou principalmente nas bolas paradas para obter o primeiro gol. A zaga alvirrubra também facilitava a vida dos atacantes gremistas ao marcar com certa folga. Aos 21, Werley quase abre o placar para o Grêmio após cabecear livre de marcação.

A partida, aos poucos, foi ficando do jeito que o Grêmio queria. O Náutico parou de agredir, enquanto os gaúchos passavam a ter maior posse de bola. É certo que o Grêmio também não chegava tanto, porém dominava territorialmente.

Um aspecto abaixo da média no primeiro tempo nos Aflitos foi a exibição do atacante Araújo. O artilheiro alvirrubro na Série A pouco fez na primeira etapa e facilitou a marcação do Grêmio.

Nos minutos finais, o Náutico tentou pressionar um pouco mais. No entanto, o placar de 0 a 0 se manteve.

SEGUNDO TEMPO - Na volta para a etapa complementar, o Náutico veio com uma estratégia nova. O técnico Alexandre Gallo recuou os volantes Elicarlos e Derley para as laterais e avançou Auremir e Lúcio para o meio. O objetivo talvez fosse ganhar maior velocidade e ofensividade. O atacante Rhayner também mudou o posicionamento e ficou mais aberto pela direita.

A mudança tática do Timbu, porém, não trouxe resultados. O Timbu ficou muito preso à marcação do Grêmio e pouco agrediu. Por outro lado, a equipe gaúcha encontrava maior facilidade de jogar, principalmente com as inversões de jogo. Em uma delas, aos 10, Miralles recebeu a bola livre de marcação. O atacante, contudo, mandou para fora.

Vendo que estratégia pensada não vinha dando certo, Gallo tratou logo de fazer alterações na equipe. Saíram Lúcio e Souza para as entradas Cléverson e Braitner, respectivamente. As mudanças, contudo, não trouxeram resultados. O Náutico continuou preso na marcação gremista apesar da disposição.

A situação do Timbu ficou melhor quando o zagueiro Douglas foi expulso aos 34. O Náutico partiu para cima e foi recompensado no apagar das luzes. Aos 46, o meia Braitner cruzou na área. Ronaldo Alves se posicionou bem e tocou de cabeça para o fundo das redes. A festa foi alvirrubra.

Ficha da partida - Náutico 1x0 Grêmio


Náutico: Felipe; Auremir, Gustavo (Ramirez), Ronaldo Alves e Lucio (Cleverson); Elicarlos, Derley, Martinez e Souza (Braitner); Araújo e Rhayner. Técnico: Alexandre Gallo.

Grêmio: Victor; Edilson (Toni), Gilberto Silva, Werley (Doulgas) e Pará; Vilson, Léo Gago e Marco Antonio; Kleber, Mirales (Rondinelli) e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Competição: Campeonato Brasileiro - Série A. Local: Aflitos. Árbitro: Manuel Nunes Lopo Garrido. Auxiliares: Roberto Braatz e Marcos Rocha de Amorim. Gols: Ronaldo Alves aos 46 do segundo tempo. Amarelos: Marcelo Moreno, Kléber, Douglas e Rondinelli pelo Grêmio. Vermelho: Douglas. Público: 14.006. Renda: R$ 247.700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário