Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Em dia de estreias, ex-cruzeirenses marcam e Grêmio vence o Cruzeiro


Nem mesmo a estreia de Borges foi o bastante parar tirar o Cruzeiro da má fase no Brasileirão. Com Elano entre os titulares na tarde deste domingo, no Estádio Independência, o Grêmio não tomou conhecimento do clube mineiro e, mesmo com um jogador a menos durante toda a segunda etapa, atropelou o rival com boa vitória por 3 a 1. Kleber e Marcelo Moreno, duas vezes, marcaram sobre o ex-clube - Wellington Paulista descontou. 

Com o resultado, o Tricolor encerra a sequência de duas derrotas e complica o Cruzeiro, que chega a três tropeços consecutivos. O Grêmio foi a 15 pontos conquistados e não deixa os líderes abrirem distância na ponta do Brasileiro – a diferença para o líder Atlético-MG, no entanto, ainda é de sete pontos. O Cruzeiro, que chegou a liderar a competição, permanece com 14 pontos e fica ainda mais longe de voltar ao G4.

O equilíbrio no início do duelo ruiu logo após o Grêmio abrir o placar. Em cinco minutos, o clube gaúcho abriu dois gols de vantagem e tomou conta do duelo em Minas Gerais. Aos 26, Elano cruzou na cabeça de Marcelo Moreno e deu sua primeira assistência no novo clube. Três minutos depois, o boliviano ajeitou para Kleber ampliar o placar.

Na segunda etapa, entretanto, o Cruzeiro não soube fazer bom uso da vantagem de jogar com um jogador a mais – no fim do primeiro tempo, o zagueiro Werley levou o segundo amarelo e acabou expulso. Mesmo pressionando, a Raposa não furou a marcação gremista e ainda viu o Tricolor marcar o terceiro no contra-ataque: Souza fez linda jogada, costurou a defesa cruzeirense e rolou para Marcelo Moreno marcar.

No fim do jogo, Luxemburgo foi expulso por reclamação e, um minuto depois, ainda viu o Cruzeiro descontar no caminho aos vestiários. Nos acréscimos, Marquinhos colocou a mão na bola dentro da área e o juiz deu pênalti. Na cobrança, Wellington Paulista descontou - em protesto, parte da torcida deu as costas ao campo e não assistiu à cobrança.

Na próxima quarta-feira, o Cruzeiro enfrenta a Portuguesa, às 20h30, no Canindé, também pelo Brasileirão. Um pouco antes, às 19h30, o Grêmio recebe o Sport, no Olímpico.

O Jogo – A partida marcou as estreias de Elano pelo Grêmio e Borges pelo Cruzeiro, além de vários reencontros. Léo, Tinga, Borges e Celso Roth, hoje no time mineiro, já passaram pelo Tricolor. Kleber e Marcelo Moreno, hoje gremistas, atuaram pela Raposa num passado recente.

O Grêmio controlou a primeira etapa, mas as primeiras boas chegadas foram mineiras. Aos 50 segundos, Wellington Paulista chutou com perigo de fora da área. Aos 17 minutos, a primeira grande chance do jogo: Leandro Guerreiro cruzou, Marcelo Grohe ficou no meio do caminho e Borges cabeceou. Grohe se recuperou da má saída e deu um tapinha evitando o gol.

O time mineiro ensaiava uma pressão. Aos 24, Léo aproveitou cobrança de escanteio, girou sobre a marcação e tentou o cruzamento. A bola bateu em Marcelo Moreno e quase entrou. Mas, no minuto seguinte, o Grêmio marcaria seu gol: Kleber lançou Elano em velocidade, o meia cruzou na medida e Marcelo Moreno abriu o placar. Ovacionado pela torcida cruzeirense antes do jogo, o boliviano não comemorou o gol, em respeito ao ex-clube.

O Grêmio se aproveitou do bom momento e da instabilidade cruzeirense para ampliar. Aos 28, Tony passou por Everton, cruzou rasteiro, Moreno escorou e Kleber fez o segundo. Ao contrário de seu companheiro de ataque, o Gladiador foi muito vaiado pela torcida presente no Independência antes de o jogo começar. Vingou-se marcando o gol e comemorando muito.

A torcida passou a vaiar muito o lateral Everton, já que os dois gols gremistas foram construídos às suas costas, pelo lado direito de ataque. Mas foi pela esquerda que o Tricolor quase ampliou: aos 42, Zé Roberto deu drible espetacular no marcador e cruzou, mas Marcelo Moreno foi desarmado na hora da conclusão. No minuto seguinte, decisão polêmica do árbitro Marcelo Aparecido de Souza: ele expulsou o zagueiro Werley, do Grêmio, após dividida com Montillo.

Para o segundo tempo, Luxa tirou Kleber e pôs Vilson, para recompor a defesa. Já Roth retirou Everton, em má atuação, e colocou o meia Souza, outro ex-Grêmio. A primeira boa chegada foi gremista: Tony recebeu na direita, cortou para o meio e chutou de canhota, para fora.

Mesmo com um homem a mais, o Cruzeiro não conseguia pressionar o time gaúcho, que tocava bem a bola no meio, comandado por Zé Roberto. Aos 16, a equipe mineira chegou com relativo perigo em um chute de Souza na entrada da área, por cima. Três minutos depois, o Grêmio matou o jogo: Souza puxou contra-ataque, passou por vários adversários na arrancada e recuou para Marcelo Moreno, que fuzilou Fábio: 3 a 0.

Dois minutos depois após sofrer o terceiro gol, o Cruzeiro quase descontou: Tinga cabeceou na pequena área e Vilson afastou em cima da linha. Indignada com a atuação da Raposa, a torcida chegou a gritar “olé” em trocas de passe do Grêmio. Aos 32, Anselmo Ramon deu de bicicleta na pequena área e Marcelo Grohe fez um milagre, salvando o gol de honra do Cruzeiro. Aos 45, apesar da grande vitória gremista, Luxemburgo foi expulso pela arbitragem, por reclamação.

No último lance da partida, o árbitro marcou pênalti para o Cruzeiro quando Marquinhos tocou com a mão na bola para impedir um gol de Léo. A torcida cruzeirense pediu o goleiro Fábio como batedor, mas Wellington Paulista cobrou e descontou, mas não escapou das vaias, mesmo marcando o gol.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 x 3 GRÊMIO

Local:
 Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 15 de julho de 2012 (domingo)
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Rogério Pablo Zanardo (SP)
Cartão amarelo: Borges, Souza, Léo e Mateus (Cruzeiro); Gilberto Silva, Zé Roberto, Marcelo Grohe e Marquinhos (Grêmio) 
Cartão vermelho: Werley (Grêmio)
Gols: 
CRUZEIRO: Wellington Paulista, de pênalti, aos 47 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Marcelo Moreno, aos 25, e Kleber, aos 28 minutos do primeiro tempo; Marcelo Moreno, aos 19 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Fábio, Diego Renan (Fabinho), Léo, Mateus e Everton (Souza); Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo; Borges (Anselmo Ramon) e Wellington Paulista.
Técnico: Celso Roth

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Tony, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto; Kleber (Vilson) e Marcelo Moreno (André Lima).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário