Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

Antiga aliada de Felipão, torcida de Fortaleza retribui confiança do treinador

Luiz Felipe Scolari está em casa. De quebra, a seleção brasileira também. Fortaleza é uma das cidades mais simbólicas na trajetória do técnico no comando do time da CBF. Foi na capital cearense que o Brasil fez o último jogo em território nacional antes da viagem para a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, onde conquistou seu último Mundial.
O adversário em março de 2002 foi a Iugoslávia. O amistoso terminou com vitória do Brasil por 1 a 0, gol de Luizão. “Fortaleza nos deu sorte em 2002, recebemos um carinho incrível do torcedor e tenho certeza de que não será diferente agora”, disse Felipão ainda em Brasília, depois da estreia na Copa das Confederações contra o Japão. Quarta-feira a partida será contra o México, no Castelão, palco também da partida contra os iugoslavos.

Pelo que aconteceu no treino de segunda-feira, é certo que a recepção à seleção será muito boa por parte dos cearenses. Cerca de 4 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, foram ao treino no estádio Presidente Vargas.
O jogo desta quarta-feira será o oitavo da história da seleção brasileira na capital cearense. Foram seis vitórias e uma derrota. O revés aconteceu no último jogo do time em Fortaleza. Também em 2002, depois da conquista da Copa do Mundo, Felipão e a CBF quiseram agradecer aos cearenses pelo carinho dado antes da viagem para a Ásia.
Porém, em clima de festa, o Brasil teve sua faixa “carimbada” pelo Paraguai. Nelson Cuevas marcou o gol da vitória dos visitantes por 1 a 0. Resultado bem diferente das outras seis vezes que a seleção esteve no Castelão. O primeiro jogo em Fortaleza aconteceu em agosto de 1980: vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai. Depois, em maio de 1989, o Brasil fez 4 a 1 no Peru.
Vieram outras goleadas depois: 3 a 0 nos Estados Unidos em fevereiro de 1992; 5 a 0 na Eslováquia em fevereiro de 1995 e 5 a 1 na Rússia em novembro de 1998. A última vitória foi a já citada contra a Iugoslávia pré-Copa de 2002.
Felipão ficou aliviado quando viu que a cidade estava no roteiro da seleção na Copa das Confederações. Supersticioso, o treinador acredita que o carinho que recebeu na capital cearense em outros tempos podem ajudar a seleção nesta nova competição. Ele, inclusive, fez questão de mudar o hotel que seleção ficaria em Fortaleza para repetir o local da hospedagem nos jogos de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário