Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Botafogo 4 x 0 Deportivo Quito: Wallyson marca três vezes e Bota se classifica

Wallyson - Botafogo vs Deportivo Quito (Copa Libertadores)
Os mais de 50 mil torcedores que foram ao Maracanã nesta noite buscavam um acerto de contas com o destino. Após 18 anos, o Botafogo precisava reverter a derrota da primeira partida para avançar à fase de grupos da Libertadores. E Wallyson tratou de tirar o grito da garganta dos botafoguenses. Com três gols do atacante, a equipe de General Severiano venceu o Deportivo Quito por 4 a 0 e pode, enfim, confirmar a vaga na maior competição das Américas.

Quem também tira um grande peso das costas é Eduardo Húngaro. O treinador, aposta da diretoria para a temporada, também resolveu apostar e colocou Wallyson na escalação inicial. Para quem desconfiava do professor, a resposta veio em um grande jogo do time da Estrela Solitária.

O jogo

Demonstrando uma superioridade técnica desde o primeiro minuto, o Botafogo mostrou que pretendia presentear a torcida na volta à Libertadores com uma bela exibição. Colocando o time mais para frente, Eduardo Húngaro viu Wallyson e Lodeiro participarem ativamente da primeira etapa pelo lado direito, buscando reverter a vantagem do Deportivo Quito conquistada na partida de ida.

A primeira chance veio logo aos três minutos. Júlio Cesar avançou pela esquerda e colocou a bola na cabeça de Lodeiro na área. O uruguaio finalizou colocado e acertou a rede pelo lado de fora, animando a torcida que encheu o Maracanã. Os dois laterais da equipe atuaram como alas, cabendo a Marcelo Mattos realizar a função de um falso terceiro zagueiro na proteção à defesa.

A pressão foi aumentando constantemente e aposta do treinador levou muito perigo ao adversário. Aos 14 minutos, Wallyson fez rápida jogada pela ponta e a bola sobrou para Lodeiro na área. O uruguaio se enrolou com a defesa e a jogada voltou com o atacante, que finalizou rente ao gol de Ramirez. Quatro minutos depois, a bola acertaria o poste do Deportivo Quito. Wallyson bateu escanteio aberto e Bolívar cabeceou para o gol. Doria não conseguiu completar na pequena área e a bola ficou na trave, com o goleiro apenas torcendo em cima da linha.

Botafogo vai ao intervalo na frente

Nos minutos seguintes, a catimba dos visitantes aumentou e a equipe tentou atacar o Botafogo. Feraud foi o grande nome dos equatorianos, rendendo duas boas chances para Vega. Na primeira, aos 30, o jogador partiu no mano a mano com a defesa e isolou a finalização. Quatro minutos depois, o jogador recebeu a bola pelo alto e não cabeceou em cheio. Enquanto isso, a defesa cometeu muitas faltas e terminou a primeira etapa com três jogadores amarelados.

Aos 37 minutos, o Botafogo, enfim, venceu a defesa adversária. Edilson cruzou da intermediária e Jorge Wagner cabeceou para o meio na entrada da área. A bola sobrou limpa para Wallyson, que na cara do gol estufou de primeira a rede do goleiro Ramirez. O gol explodiu o Maracanã e o banco de reservas do alvinegro, comemorando o sucesso da escalação do ex-jogador do Cruzeiro.

O primeiro tempo chegou ao fim, mas a segunda etapa começou da mesma maneira que terminou a anterior. Com os ânimos esquentados, o treinador Juan Carlos Garay adiantou a sua equipe, colocando Bravo no lugar do volante Olivo. Aos quatro minutos, Bolivar teve a chance de ampliar o placar. O zagueiro recebeu cruzamento na área, subiu livre e cabeceou no cantinho. A bola desviou e quase entrou no outro canto, tirando o grito de quase da torcida.

Apesar do confronto igualado, o nervosismo não diminuiu na equipe alvinegra. Os mais exaltados, Edilson e Marcelo Mattos, acabaram ganhando cartão amarelo. O Deportivo Quito manteve o time mais preocupado em se defender e as oportunidades de gol na segunda etapa foram escassas, muito devido à fraca armação do meio-campo equatoriano.

Estrela de Wallyson brilha

Wallyson se manteve como grande candidato a heroi da noite. Aos 20 minutos, o Botafogo jogou pela esquerda e o atacante recebeu na entrada da área. Com confiança, arriscou e colocou a bola perto da trave de Ramirez. Mas não demoraria dois minutos para o jogador explodir o Maracanã em festa. Após toque de cabeça de Elias, Lodeiro deixou Wallyson na cara do gol. O atacante ainda driblou o zagueiro antes de bater no cantinho e marcar seu segundo gol no jogo.

O resultado já garantia o Botafogo na fase de grupos, mas o camisa 19 queria mais. Em contra-ataque fulminante aos 35 minutos, Elias serviu Wallyson no ataque. O atacante entrou novamente na cara do gol, e, com muita tranquilidade, tocou para o fundo das redes. Se algum torcedor ainda estava aflito com a partida, nesse momento 50 mil apaixonados soltaram o grito entalado por 18 anos na garganta.

No final, Henrique, que entrou no lugar do craque da noite, ainda teve tempo de deixar o seu gol. Em jogada na área aos 46 minutos, Elias cabeceou em cima da defesa e o centroavante finalizou duas vezes para estufar as redes e carimbar o passaporte para a fase de grupos da Libertadores. O próximo encontro já está marcado: próxima terça-feira, nesse mesmo Maracanã, os torcedores voltarão a encontrar seu time contra o San Lorenzo na estreia.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 4 X 0 DEPORTIVO QUITO

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner (Rodrigo Soutto) e Lodeiro; Wallyson (Henrique) e Ferreyra (Elias). Técnico: Eduardo Húngaro.

DEPORTIVO QUITO: Ramirez, Chinga, Bonjour, Romero, Andrade, Olivo (Bravo), Vega, Vayas, Feraud (Morales), Calderón, Estupiñán (Lara). Técnico: Juan Carlos Garay.

Local: Maracanã (Rio de Janeiro/BRA)
Data/Horário: 05/02/2014, às 22h
Árbitro: Silvio Trucco (FIFA/ARG)

Cartões Amarelos: Calderón (20'), Estupiñán (33'), Romero (41'), Edilson (50') e Marcelo Mattos (61')
Cartões Vermelhos: -
Gols: Wallyson (37'), Wallyson (67'), Wallyson (80') e Henrique (91').

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário