Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Derrota para o Atlético-PR deixará SP com pior campanha entre grandes rebaixados

O São Paulo vive situação inédita em sua história neste Brasileirão. Depois de somar cinco derrotas seguidas em casa pela competição nacional, o time do Morumbi encara a ameaça real do rebaixamento. E a comparação com as campanhas de outros grandes clubes que caíram mostra que novo tropeço nesta quinta-feira, diante do Atlético-PR, pode ser catastrófico.
A equipe dirigida por Paulo Autuori conquistou nove pontos em 12 rodadas. Uma derrota frente aos paranaenses deixará os são-paulinos com o pior início de torneio do que os cinco grandes que já foram para a Série B na era dos pontos corridos.
Primeiro a cair, o Grêmio ainda não sofria com o fantasma da segunda divisão após completar 13 jogos em 2004. A equipe tinha marcado 15 pontos e era o 17º colocado na tabela – na época, o Brasileirão era disputado por 24 clubes e eram rebaixados do 21º em diante. Os gaúchos entraram na zona da degola pela primeira vez na 29ª das 46 rodadas.
O ano seguinte foi marcado pela queda do Atlético-MG, que na mesma altura da atual disputa já dava pinta de que iria cair. Com somente 11 pontos, o time era o vice-lanterna depois de 13 partidas. Ainda assim, o aproveitamento era melhor do que o São Paulo de 2013.
O Corinthians foi rebaixado em 2007, mas ainda não frequentava a zona da degola na 13ª rodada. A equipe tinha 17 pontos e ocupava a 15ª posição, em um campeonato já com 20 clubes, modelo idêntico ao de hoje. A primeira visita dos alvinegros ao Z4 foi somente na 27ª jornada.
Na temporada de 2008 foi a vez do Vasco. Se fazia campanha pior que a dos corintianos, a situação era aparentemente mais tranquila: com 15 pontos, os cariocas estavam no 12º lugar. Bastaram mais seis jogos, porém, para que o clube cruz-maltino entrasse pela primeira vez na zona de rebaixamento.
Último grande a ser degolado, o Palmeiras passou a maior parte do Brasileirão do ano passado entre os rebaixados. Depois de passar as primeiras partidas focado somente na Copa do Brasil, o time do Palestra Itália chegou a seu 13º compromisso com apenas dez pontos e na 18ª colocação.
Mesmo se vencer o Atlético-PR nesta quinta, o São Paulo continuará na vice-lanterna do Brasileirão. Os adversários, no entanto, terão realizado um jogo a mais. Já o clube paranaense assumirá a quarta posição em caso de triunfo no Morumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário