Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

CBF TERÁ FUNCIONÁRIO DE PLANTÃO NO FECHAMENTO DA JANELA



A recusa de Riquelme causou uma reviravolta no Flamengo. O clube correu contra o tempo para cumprir todas as exigências que lhe foram feitas, e, agora, está de volta à estaca zero. A janela de transferências internacionais fecha nesta sexta-feira, à meia-noite. Se quiser trazer algum camisa 10 de fora, o clube precisa fechar a negociação em tempo recorde a fim de atender às exigências da Fifa, que mexem também com a rotina da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A CBF vai manter um funcionário de plantão na Internet até a meia-noite de sexta-feira para atender aos pedidos de transferência feitos pelos clubes brasileiros. Tais solicitações são feitas através do Transfer Matching System (TMS), um sistema na Internet criado pela Fifa que gera uma espécie de formulário eletrônico para o registro dos atletas.
- O ideal é que os clubes não deixem para fazer isso depois das 22h. Já vi clube não conseguir completar o TMS e perder o prazo - alerta o diretor de registro e transferências da CBF, Luiz Gustavo Vieira. - Teremos um funcionário num terminal de computador gerenciando isso. O expediente na CBF acaba às 18h, mas, mesmo de casa, o funcionário toma as providências necessárias.
O procedimento nem é tão complicado: o clube brasileiro que estiver contratando o jogador no mercado internacional precisa preencher o TMS, que tem duas páginas de tela do computador. Em seguida, entra em ação a CBF, encaminhando o pedido à federação de origem do jogador contratado. Isso caracteriza que a solicitação de transferência foi feita dentro do prazo. O clube estrangeiro em questão tem sete dias para preencher também o TMS.
Segundo o advogado Marcos Motta, especialista em questões ligadas à Fifa, o preenchimento do TMS pode levar menos de 10 minutos. A dificuldade maior é mesmo com a negociação, que deve estar sacramentada no ato do procedimento eletrônico. As exigências da Fifa para aceitar o registro no novo clube são as seguintes: cópia do contrato entre o novo clube e o jogador, cópia do contrato de transferência assinado entre os clubes, cópia da identidade ou passaporte do jogador e cópia de algum documento que comprove a rescisão do contrato anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário