Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Grêmio 2x1 São Paulo – De virada, gaúchos vencem e assumem vice-liderança


Incentivado pela torcida que lotou o estádio Olímpico, o Grêmio venceu de virada o São Paulo por 2 a 1, na tarde deste domingo (11), em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de falhar no primeiro tempo e ver Rogério Ceni marcar de pênalti, o Imortal se impôs na volta do intervalo e balançou as redes com André Lima e Marcelo Moreno, chegando aos 66 pontos na tabela. Com isso, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo tirou o Atlético-MG, que empatou com o Vasco, da vice-liderança. O resultado também garantiu a presença dos gaúchos na próxima Libertadores. Já o São Paulo segue na quarta colocação, com 59. Na próxima rodada, o Grêmio visita a Portuguesa, no Canindé, no domingo, enquanto o São Paulo, no mesmo dia, encara o Náutico, no Morumbi.
Paulistas saem na frente em erro da zaga gaúcha
Durante os primeiros vinte minutos de bola rolando, não faltou emoção no gramado do Olímpico. As duas equipes buscaram o ataque e alternaram boas chegadas, apesar de não concluírem os lances com perigo. Luxemburgo optou por mandar a campo três volantes, deixando Zé Roberto mais livre para atacar. O experiente jogador, no entanto, foi cercado pela marcação são-paulina. Pelo lado do visitante, Casemiro mostrou boa movimentação, ao atuar como segundo volante devido à suspensão de Wellington. Na primeira chegada dos paulistas, aos 17, Osvaldo cruzou da esquerda na segunda trave para Luis Fabiano, que cabeceou para boa defesa do goleiro Marcelo Grohe.
O Grêmio respondeu em seguida com um chute potente de Léo Gago, de fora da área, fazendo a bola passar rente à trave e deixar Rogério Ceni sem nenhuma reação. E não parou por aí. Aos 31, Pará correu pela direita e fez bom cruzamento para o boliviano Marcelo Moreno, em campo graças a um efeito suspensivo, já que o atacante pegou gancho de quatro partidas conforme decisão do STJD. Na conclusão, porém, o camisa 9 desviou de cabeça para fora. Na bola parada, o Imortal também assustou. Fernando cobrou falta na entrada da área e Souza, de cabeça, mandou por cima da meta.
O momento era claramente melhor para os mandantes. A disputa, porém, se decidira nos pequenos detalhes. Se o São Paulo não cometia erros, o jovem Saimon levaria o torcedor gremista ao desespero, ao errar feio na saída de bola e deixar a redonda nos pés de Osvaldo. O jovem zagueiro, na tentativa de evitar a jogada, fez falta no atacante dentro da área e a arbitragem assinalou o pênalti. Na cobrança, Rogério Ceni acertou com precisão o canto esquerdo de Marcelo Grohe, que caiu para o lado oposto e, do chão, viu o Tricolor abrir o marcador. Foi o gol de número 106 do capitão são-paulino, o segundo neste Brasileirão. E um verdadeiro balde de água fria para os gremistas.
Gaúchos se recuperam e dominam a segunda etapa
Mas se a primeira etapa terminou de forma frustrante para o torcedor do Imortal, a segunda começou da melhor maneira possível. Sem alterações, o Grêmio voltou dos vestiários com uma postura bem mais agressiva e adiantou sua marcação, criando sufoco para os paulistas. Zé Roberto, que neste momento já aparecia como o melhor em campo, levou perigo em chute de fora da área logo nos primeiros minutos. O São Paulo ainda tentava manter o equilíbrio de antes, conforme mostrou Jadson ao acertar a trave em chute da intermediária.
Porém, foi Zé Roberto quem fez ótima jogada no contra-ataque e tocou para André Lima, que havia entrado na vaga de Souza, numa modificação do esquema tático promovida por Luxemburgo. O atacante recebeu livre e mandou para as redes, sem dar chances para que Rogério pudesse intervir. O lance ocorreu apenas aos 15 minutos, mas praticamente definiu o que seria a disputa até o final. Antes do gol, Ney Franco havia trocado Osvaldo por Maicon, e depois voltou a mexer as peças com Ademilson e Willian José. Mas a partida já era toda do Grêmio. Depois de muito trabalho, Rogério Ceni não pôde evitar o que já estava marcado para acontecer há muito tempo. Aos 39, Pará cruzou para Marcelo Moreno, que escorou para garantir a virada e anotar o seu 10º gol neste Brasileirão.
Em meio à indefinição sobre a permanência de Vanderlei no comando do Tricolor gaúcho, a torcida aproveitou o grande resultado para gritar “fica Luxemburgo”. Foi o ponto alto da bela festa promovida pelo Imortal.
FICHA TÉCNICA: 
GRÊMIO 2 X 1 SÃO PAULO
Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data/horário: 11/11/2012, às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiago Gomes Brigido (CE)
Cartões amarelos: Saimon, Marcelo Moreno, Souza, Fernando, Anderson Pico (GRE) Douglas, Luís Fabiano, Rhodolfo (SPO)
Público/Renda: 45.894/R$ 1.066.416,50
Gols: Rogério Ceni - 43'/1ºT (0-1) André Lima - 15'/2ºT (1-1) Marcelo Moreno - 39'/2ºT (2-1)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Saimon e Anderson Pico; Fernando, Souza (André Lima - 10'/2ºT), Léo Gago, Marco Antônio (Marquinhos - 30'/2ºT) e Zé Roberto; Marcelo Moreno (Vilson - 41'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro (Ademilson - 26'/2ºT), Lucas, Jadson (William José - 36'/2ºT) e Osvaldo (Maicon - 10'/2ºT); Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário