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terça-feira, 4 de junho de 2013

Após quase triplicar receitas, Santos encara nova realidade sem Neymar

Não é apenas dentro de campo que o Santos vai sentir a falta de Neymar. Fora das quatro linhas, o prejuízo causado pela saída do atacante será ainda maior. Embora tenha recebido cerca de R$ 60 milhões com a venda do jogador, o clube da Vila Belmiro perdeu seu principal trunfo para aumentar as receitas com patrocínios, comercialização de ingressos, venda dos direitos de transmissão, entre outros.
Segundo levantamento do consultor esportivo Amir Somoggi, as receitas do Santos cresceram 186% desde a primeira partida de Neymar como jogador profissional. Antes de 2009, o alvinegro praiano faturava cerca de R$ 70 milhões por temporada. Já no ano passado, o clube da Vila Belmiro faturou cerca de R$ 200 milhões.
“As receitas do clube cresceram muito graças à presença de seu maior ídolo. Além disso, houve um ganho de imagem, aumento de torcida entre os mais jovens e conquistas de títulos importantes”, explica o consultor esportivo.
O estudo de Amir Somoggi também apresenta uma interessante comparação entre o Santos e outras equipes do futebol brasileiro. Embora tenha a oitava maior torcida do país, o Santos foi o segundo time que mais obteve receitas com patrocínio no ano passado. Enquanto o Flamengo arrecadou R$ 34 milhões, o Santos faturou R$ 50 milhões.
Sem um patrocinador máster desde a saída do Banco BMG, em janeiro deste ano, o Santos encontra dificuldades para fechar um novo acordo. A princípio, a cúpula alvinegra esperava arrecadar R$ 25 milhões por ano com o espaço nobre do uniforme. Porém, nenhuma empresa aceitou pagar essa quantia.
Como perdeu a chance de fechar um contrato de patrocínio antes da definição sobre a venda de Neymar para o Barcelona, o Santos ficou em uma situação complicada. Internamente, a diretoria admite receber até menos que os R$ 19 milhões pagos pelo Banco BMG no ano passado.
Antes de Neymar acertar com o Barcelona, o Santos chegou a negociar com a Caixa Economica Federal, a Philco e a Chery. Agora, para manter o clube em evidência, o time praiano pretende contratar um reforço de peso. Revelado nas categorias de base do clube, o atacante Robinho é um dos nomes especulados.
Além de dificultar a busca por patrocínios, a saída de Neymar vai atrapalhar o projeto de crescimento do programa de sócio torcedor do Santos. Com a manutenção do craque no elenco, o departamento de marketing esperava terminar o ano com 100 mil sócios torcedores. Atualmente, o Sócio Rei conta com 52 mil associados.

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