Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

Carioca muda após movimento de atletas e será mais enxuto em 2014

O Campeonato Carioca de 2014 será realizado em turno único, sem divisão da Taça Guanabara e Taça Rio. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, durante reunião com representantes de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco na Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro). A mudança para um torneio com calendário mais enxuto é reflexo de um movimento liderado por jogadores contra o calendário da próxima temporada, proposto pela CBF.
Ao contrário do que a CBF havia deliberado, o início do Carioca será no dia 19 de janeiro, não uma semana antes, como pedia a entidade máxima do futebol brasileiro. O número de participantes não sofreu alterações e segue com 16 clubes. Serão 19 datas no torneio. O turno único classificará os quatro melhores colocados, que se enfrentam em semifinais de um jogo. A final será realizada em duas partidas.
No formato atual, o número máximo de datas é de 21. Porém, como o Botafogo venceu a Taça Guanabara e a Taça Rio em 2013, conquistou o título de maneira antecipada, com os mesmos 19 jogos da edição da próxima temporada. A Ferj também estuda premiar o campeão da Guanabara para manter a tradição. A tendência é que o primeiro colocado na fase de pontos corridos receba o troféu.
Um arbitral será realizado no próximo dia 7 de outubro com todas as equipes participantes do Estadual, mas a tendência é de que a decisão seja mantida, já que não irá modificar o número de clubes. Além disso, os times grandes tem boa parte do poder de voto - 58 de 136 - pela colocação na última edição do Carioca. Precisariam angariar 11 votos de outras agremiações para ratificarem a proposta.
O Conselho Nacional do Esporte precisa dar o aval para a mudança ser confirmada, mas o presidente da Ferj Rubens Lopes acredita que não haverá problema dada a relevância que o tema ganhou nos últimos dias. Para 2015, a intenção é que a competição seja iniciada no primeiro fim de semana de fevereiro e que as partidas aconteçam apenas aos fins de semana.
"Entendemos que não deveríamos começar o campeonato na data do dia 12. Iniciar uma competição nesta data seria contrariar o bom senso uma vez que é antifisiológico e arriscado você colocar qualquer cidadão ou atleta em atividade com três dias após uma inatividade de trinta dias", disse o presidente da Ferj, Rubens Lopes.
A reunião foi convocada após divulgação de um movimento - liderado por 75 jogadores das duas principais divisões do futebol brasileiro - contra o calendário definido pela CBF para a temporada 2014. Os atletas cobraram uma reunião com a entidade para discutir alterações na disposição das partidas.
A principal reclamação do grupo é que os Estaduais de 2014 têm início previsto para 11 de janeiro. Para isso, os jogadores teriam de fracionar as férias entre o início do ano e o período da Copa do Mundo, além de abrir mão da pré-temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário