Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Croácia goleia, elimina Camarões e decidirá vaga nas oitavas com México

Mandzukic gol Croácia x Camarões (Foto: EFE)
O bom jogo que a Croácia fez contra o Brasil não foi por acaso, e a seleção europeia mostrou que está muito viva na Copa do Mundo. Com futebol seguro e um ataque competente, derrotou Camarões por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Amazônia, em Manaus, e chegou a três pontos no Grupo A. Os africanos, que não puderam contar com a estrela da companhia, o lesionado Samuel Eto'o, e ainda tiveram Song expulso infantilmente no fim do primeiro tempo, seguem zerados e estão eliminados, uma vez que Brasil e México têm quatro pontos e só falta uma rodada para o término da primeira fase. Os gols foram marcados por Olic, Perisic e Mandzukic, duas vezes.
A Croácia só depende de si para se classificar e vai decidir uma das vagas às oitavas contra o México na próxima segunda-feira, às 17 horas (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife. Já o duelo entre Brasil e Camarões, no mesmo dia e horário, mas no Mané Garrincha, em Brasília, só servirá para as pretensões do time de Felipão. Existe a possibilidade de Croácia e México se classificarem juntos, mas para isso os dois teriam de empatar e torcer para que a seleção brasileira fosse derrotada.
O jogo começou mais aberto para Camarões. Os africanos usaram a habilidade e a velocidade de Moukandjo e Aboubakar para ir ao ataque. Numa dessas jogadas, o camisa 8 deu um drible em Pranjic e sofreu falta dura. A torcida brasileira já pediu o vermelho. Com as duas equipes pressionadas, o clima esquentou na área croata, e o árbitro foi logo chamando Manzdukic e MBia para uma conversa após empurra-empurra. Mas o bom ritmo camaronês durou só 11 minutos: Mandzukic recebeu perto da meta adversária e dominou com o peito para Perisic, que mandou rasteiro para Olic abrir o placar.
O gol deixou o time croata mais leve em campo, e as jogadas passaram a flluir com mais naturalidade. Após escanteio, Perisic teve a chance de ampliar, mas parou no goleiro. Toda bola aérea era um sufoco para Camarões, e Itandje parecia estar um pouco inseguro. Ele chegou a se complicar sozinho e deu escanteio de graça para os rivais. Já a defesa da Croácia marcou bem na entrada da área, mas, por outro lado, deu brecha nas laterais. 
Os africanos pecaram nos cruzamentos e não souberam aproveitar. Aos 39 minutos, após a zaga de Camarões bater cabeça e gerar um contra-ataque para a Croácia, Mandzukic levou uma cotovelada nas costas de um descontrolado Song enquanto corria. Sem conversa: vermelho direto para o camisa 6. A situação se complicou para os Leões Indomáveis, que passaram a arriscar chutes de longa distância, mas todos paravam no meio do caminho. No último ato do primeiro tempo, a dupla Moukandjo e Aboubakar tentou resolver sozinha. Em vão.
Os camaroneses mais esperançosos com uma virada levaram um balde de água fria logo aos dois minutos do segundo tempo. Perisic ganhou na corrida de Nounkeu, que havia entrado no lugar de Chedjou no intervalo, e bateu na saída de Itandje: 2 a 0. Na sequência, quase o terceiro. Mandzukic perdeu gol feito cara a cara com o goleiro. Atordoados, os africanos se perderam em campo e abriram espaço para a criação de jogadas do lado rival. O atacante do Bayern de Munique se redimiu com uma cabeçada certeira aos 16, após cobrança de escanteio. Do banco de reservas, Eto'o mostrava um semblante triste e de impotência, já que não tinha condições de ajudar dentro das quatro linhas.
A Croácia relaxou e permitiu que Camarões esboçasse alguma reação. Aboubakar e Mbia, no entanto, desperdiçaram boas oportunidades de diminuir o placar. A competência do ataque croata botou a equipe nos trilhos de novo, e Mandzukic fez o quarto aos 27, segundo dele no jogo, após rebatida do goleiro em chute do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.
Empolgada com a atuação da Croácia, a torcida brasileira gritou "olé" a 15 minutos do fim. Sem saída, Camarões não encontrou um jeito de mudar a situação. A falta de oportunismo de seu ataque ficou escancarada quando Moukandjo chutou para fora, livre de marcação dentro da área. A ausência de pontaria e articulação dentro de campo custou muito caro aos camaroneses: a eliminação. Assou-Ekotto e Moukandjo chegaram a discutir antes do apito final. 
Camarões, que viveu ameaça de boicote às vésperas da Copa, parece nem ter disputado a competição. Do outro lado, era só festa: a Croácia segue firme no torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário