Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Em jogo com pouca emoção e grande público, Costa Rica empata com Inglaterra e avança em 1º

REUTERS/Leonhard Foeger
O jogo foi de poucas emoções dentro de campo. Mas fora dele não faltou empolgação daqueles que foram as grandes estrelas: os torcedores. Brasileiros, costarriquenhos e ingleses presentes ao Mineirão deram um show à parte no Mineirão, no empate sem gols entre Costa Rica e Inglaterra, nesta terça-feira. Com 57.823 pessoas, o Gigante da Pampulha registrou novo recorde de público desde a reinauguração.

O resultado beneficiou a Costa Rica, que terminou na liderança do Grupo D, o chamado ‘grupo da morte’, com sete pontos – duas vitórias (Uruguai e Itália) e o empate com os ingleses. Os britânicos tiveram campanha pífia e ficaram em último, com apenas um ponto, já que perderam para italianos e uruguaios.


Além dos surpreendentes ‘Los Ticos’, como é chamada a seleção costa-riquenha, o outro classificado às oitavas de final é o Uruguai, que bateu a Itália por 1 a 0, também nesta terça-feira, em Natal, e chegou aos seis pontos, superando a Azzurra, que fechou a participação com três.

O jogo

Em clima de contraste entre ingleses e costa-riquenhos, os dois times, em situações diferentes também dentro de campo, tinham o mesmo objetivo: vencer. Principalmente no caso do English Team, eliminado por antecipação e que apenas se despedia. A Costa Rica precisava apenas do empate para terminar em primeiro lugar no Grupo D.

O técnico inglês Roy Hodgson mandou a campo uma formação diferente, apostando na juventude, sem os astros Gerrard e Wayne Rooney, que ficaram no banco. A Costa Rica não abriu mão de sua grande virtude, um time com muita força de conjunto. E os caribenhos começaram assustando, com um chute de Campbell que carimbou Gary Cahill e passou perto da meta de Foster, outra novidade nos europeus.

A Costa Rica buscou o toque de bola e até encontrou brechas no setor defensivo inglês. Mas a Inglaterra foi se soltando e começou a dominar o meio-campo. Mas faltou a eficiência no último passe. Sturridge ficou isolado na frente, com pouca aproximação dos meias, principalmente Lallana. Mesmo assim, ele teve a melhor chance inglesa, depois de receber de Milner e arriscar o chute. A bola passou à esquerda do goleiro.

A partir da metade do primeiro tempo, o jogo ficou ‘morno’, com erros de passes das equipes. E quem deu o espetáculo foi a torcida, que abusou das ‘olas’ nas cadeiras. Os brasileiros deixaram claro que a preferência era pela Costa Rica e tratou de provocar os ingleses com gritos de “eliminados”. Do lado europeu, as músicas entoadas nos estádios da Grâ-Bretanha.

Em campo, pouca emoção. Borges cobrou falta para a Costa Rica e Foster espalmou a escanteio. Em seguida, Barkley cobrou córner, Phil Jones ajeitou de cabeça e Sturridge testou para fora. Os times foram para o intervalo deixando uma expectativa de mostrar mais futebol.


Segundo tempo

O jogo recomeçou quente, com investidas da Inglaterra. Navas saiu do gol em lance com Sturridge e o público vaiou depois que o telão mostrou as marcas na perna do goleiro na dividida. Os britânicos avançaram pela esquerda e Navas faz nova intervenção. Em seguida, Jones errou feio e Foster apareceu bem em chute de fora da área de Bolaños. Na melhor chance inglesa, Sturridge tabelou com Whishere, recebeu na área e completou à esquerda.

A melhora da equipe animou a torcida inglesa, que passou a dominar a cena no Mineirão. Quando Roy Hodgson pôs os astros Gerrard e Rooney, o público se entusiasmou, inclusive os brasileiros, que queriam ver de perto dois grandes nomes do futebol mundial. O jogo ganhou mais emoção e o estádio foi tomado por cânticos britânicos, que pareciam ter esquecido a fraca campanha da equipe. Para os europeus, o momento era de saudar parte de uma geração que pode se despedir da seleção, como Lampard, Gerrard e outros.

Já os costa-riquenhos tiveram mais um motivo para comemorar, agora a liderança do grupo da morte, algo inimaginável antes de a bola rolar no surpreendente Mundial no Brasil. Especialmente com a presença de campeões como a própria Inglaterra, o Uruguai e a Itália.

COSTA RICA 0 X 0 INGLATERRA

COSTA RICA
Keylor Navas; Duarte, González e Miller; Gamboa, Borges (Barrantes), Ruiz, Tejeda e Diaz; Brenes (Bolaños) e Campbell (Ureña)
Técnico: Jorge Luis Pinto

INGLATERRA
Foster; Jones, Cahill, Smalling e Shaw; Wilshere (Gerrard), Lampard, Milner (Rooney), Barkley e Lallana (Sterling); Sturridge
Técnico: Roy Hodgson

Local: Mineirão
Data: terça-feira, 24 de junho
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Assistentes: Redouane Achik (MAR) e Abelhak Etchiali (ALG)
Público: 57.823 torcedores
Cartões amarelos: Barkley, Lallana (ING); Gonzalez (COS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário