Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Em jogo dramático, Grécia vence a Costa do Marfim e avança de fase no Mundial

A Grécia fez história nesta terça-feira e venceu a Costa do Marfim, por 2 a 1, no Castelão, garantindo pela primeira vez sua classificação para as oitavas de final de uma Copa do Mundo. Os gregos enfrentarão na próxima fase a Costa Rica, que empatou com a Inglaterra e confirmou o primeiro lugar do grupo D. Já os marfinenses, que tinham a vantagem do empate na partida, se despedem do Mundial. A classificação grega contou com um empurrãozinho da Colômbia, que venceu o Japão na Arena Pantanal por 4 a 1, deixando a Grécia, que marcou apenas dois gols na primeira fase, em segundo lugar no Grupo C.


O jogo teve um desfecho dramático. A Grécia estava sendo eliminada até os 46 minutos do segundo tempo, mas acabou salva por um pênalti sofrido e convertido pelo atacante Samaras. O presente para os gregos foi dado pelo marfinense Sio, que cometeu a falta dentro da área. Samaras pegou a bola e carregou nos ombros a responsabilidade enorme de garantir a classificação de sua seleção. O goleiro Barry provocou e pediu que ele batesse no lado esquerdo, prometendo fazer a defesa. Samaras atendeu o pedido. Bateu bem, lá no canto apontado pelo arqueiro africano, e depois só fez correr para o abraço, aquele abraço da classificação.

Apesar de toda essa emoção no fim, o jogo começou morno, com as duas equipes trocando passes tímidos e tentando jogadas pelos corredores, em busca de cruzamentos. Erros de passe e faltas constantes deixavam o jogo feio, parado. A Grécia teve problemas já antes dos 30 minutos. Aos 11, o meia Kone sentiu dores na coxa e pediu para sair. Foi substituído por Samaris. Poucos minutos depois, mais uma baixa: o goleiro Karnezis sentiu dores nas costas e também pediu para sair. Glycos entrou em seu lugar, na primeira substituição de goleiro desta Copa (a segunda ocorreria logo depois, no outro jogo do grupo, quando Mondragon entrou na seleção da Colômbia e se tornou o jogador mais velho a atuar numa Copa).

Com duas alterações queimadas e com a pressão marfinense, o técnico Fernando Santos já via os ingredientes de uma tragédia grega no Castelão. Foi um erro do adversário, porém, que mudou o rumo do jogo. Aos 41 minutos, Samaras aproveitou bobeada na saída de bola marfinense e tocou para Samaris, que passou veloz pelo marcador e chutou forte na entrada da área, estufando a rede do goleiro Barry. Era o gol da esperança dos gregos, o primeiro deles na Copa, vindo logo do pé daquele substituíra Kone.

Com Gervinho, Drogba e Yaya Touré, a seleção da Costa do Marfim tentava chegar ao ataque pelo meio, mas errava as finalizações e esbarrava na dedicada marcação grega. No segundo tempo, mais um jogador reserva faria a diferença. Wilfried Bony, que entrou aos 15 no lugar de Tioté, recebeu boa bola na área de Gervinho e mandou para o fundo do gol de Glycos. O empate eliminava a Grécia e classificava os marfinenses.

Incansáveis, os gregos não desistiram e aconteceu então o final com contornos dramáticos. De fora da área, Salpingidis quase marcou, mas a bola explodiu no travessão. Aos 41, ele chegou novamente com perigo, desta vez à linha de fundo para cruzamento rasteiro. Ninguém chegou para completar. Até que, aos 46, veio o pênalti salvador. E, com ele, a vaga inédita nas oitavas de final.

GRÉCIA 2 X 1 COSTA DO MARFIM
Local: Castelão, em Fortaleza

Data-hora: 24/6/2014 - 17h

Árbitro: Carlos Vera (Fifa-ECU)

Auxiliares: Christian Lescano (Fifa-ECU) e Byron Romero (Fifa-ECU)

Público pagante: 59.095

Cartão amarelo: Drogba, Kalou, Serey (CDM)

GOL: Samaris, aos 41'/1T (1-0); Bony, aos 28'/2ºT (1-1); Samaras, aos 46'/2ºT (2-1)
GRÉCIA: Karnezis (Glykos, aos 23'/1ºT); Torosidis, Manolas, Papastathopoulos, Cholevas; Maniatis, Kone (Samaris, aos 11'/1ºT), Christodoulopoulos, Karagounis (Gekas, aos 32'/2ºT) e Samaras; Salpingidis. Técnico: Fernando Manuel Costa Santos.

COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Kolo Touré, Bahba e Boka; Tioté (Bony, aos 15'/2ºT), Serey e Yaya Touré; Kalou, Gervinho (Sio, aos 38'/2ºT) e Drogba (Diomande, aos 33'/2ºT). Técnico: Sabri Lamouchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário