O São Paulo mostrou neste sábado (15) a diferença que suas principais estrelas podem fazer. Com uma grande atuação de Lucas, que participou de todos os gols da equipe, o Tricolor bateu a Portuguesa por 3 a 1 e voltou a vencer depois de quatro rodadas. Além dsso, a equipe se aproximou novamente da briga por uma vaga no G-4. Agora com 39 pontos, o time de Ney Franco aparece na quinta colocação e a cinco do Vasco, atual quarto colocado. Já a Lusa, em dia muito ruim, ficou na 12ª posição, com 29 pontos.
As equipes voltam a jogar no próximo fim de semana. No sábado, a Lusa encara o Santos, às 21h, no Pacaembu. O São Paulo terá um confronto direto na briga pelas primeiras posições. No domingo, às 16h, a equipe recebe o Cruzeiro, no Morumbi.
Tricolor manda na primeira etapa, mas Toloi vacila e cede empate
A mudança no esquema tático feita por Ney Franco surtiu efeito. Com três atacantes, o São Paulo dominou a posse de bola nos primeiros minutos e levou muito perigo pela esquerda, sempre com a participação de Osvaldo. Depois de receber do baixinho, Maicon disparou um míssil para fora, à direita de Dida. Em seguida, aos 3, Luis Fabiano dominou e, de pé esquerdo, testou grande defesa do goleiro.
O bombardeio ficou mais intenso nos contra-ataques, e foi assim que o Tricolor abriu o placar. Com muita liberdade pelo meio, Lucas avançou, tocou para Luis Fabiano e Dida defendeu de novo. Mas Osvaldo, esperto, pegou o rebote e mandou para o fundo das redes, aos cinco minutos. A empolgação do São Paulo com os espaços deixados pelo meio-campo da Lusa era tanta que Lucas passou por cinco marcadores e chegou cara a cara com Dida, mas se desequilibrou e caiu pedindo pênalti.
Apesar de criar quase todas as chances pela esquerda, o Tricolor levou perigo em cruzamento de Wellington pelo outro lado. Aos 22, o volante, improvisado na lateral, cruzou na cabeça de Fabuloso, que mandou para fora. A equipe do técnico Geninho, para piorar, mostrava muita afobação na saída de bola. As chances eram escassas e mal definidas. Depois de boa jogada de Luis Ricardo pela direita, Bruno Mineiro furou, aos 26. Léo Silva, tentando por cobertura, também desperdiçou, quatro minutos depois.
Apesar do contexto da partida, o Tricolor fez o que a Portuguesa queria. O zagueiro Gustavo tentou a ligação direta e Rafael Tolói, desequilibrado, desviou a bola para trás. Desta vez, quem não perdoou foi Bruno Mineiro, que correu livre e, cara a cara com Rogério Ceni, igualou o marcador com tranquilidade. O ritmo dos mandantes caiu, o que ficou evidente em passes errados e falhas na saída de bola. Mas a Lusa também não mostrou muita qualidade e o empate permaneceu até o apito.
Lucas faz a festa e garante a vitória
Depois que as equipes retornaram dos vestiários, parecia que a Lusa ia aumentar a pressão. Aos 3, Ananias tentou encobrir Rogério Ceni depois de um belo drible e por pouco não fez um golaço. Depois, o São Paulo conseguiu recuperar o ímpeto do inicio e voltou a levantar o torcedor. Pela esquerda, aos 11, Osvaldo armou contra-ataque e cruzou para a área, onde Lucas chegava para emendar com um chute cruzado. No trajeto, a bola sobrou para Bruno Cortez, que tocou para o fundo das redes e recolocou o Tricolor à frente.
Os mandantes seguiram levando pressão. Em mais uma das investidas do time de Ney Franco, Jadson se atrapalhou após receber de Lucas, que fizera outra bela jogada individual. Aos 19, Ney Franco trocou Osvaldo por Casemiro, este em sua 100ª partida pelo clube. Do outro lado, Bruninho entrou no lugar de Luis Ricardo e Geninho recuou Moisés, que vinha sendo a principal opção ofensiva da equipe no jogo. A Portuguesa não assimilou bem a mexida, e dificilmente conseguia sair do campo de defesa. Mas fato é que a equipe não se encontrou desde o início. A prova maior disso é que Rogério Ceni não precisou trabalhar nenhuma vez no jogo.
O São Paulo, se perdeu um atacante, não deixou a agressividade de lado. Aos 32, Maicon fez boa inversão da esquerda para a direita, Lucas dominou com habilidade, driblou a marcação de Boquita e encontrou Luis Fabiano, que já esperava na área. O camisa 9 não deu chances para o goleiro Dida e fez o terceiro do Tricolor. Depois, Ney colocou Cícero e Paulo Assunção em campo e assegurou a vitória.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 1 PORTUGUESA
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 15/9/2012, às 18h30
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
RENDA/PÚBLICO: Não disponíveis
CARTÕES AMARELOS: Valdomiro, Moisés (POR)
CARTÕES VERMELHOS: -
GOLS: Osvaldo, 5'/1°T (1-0); Bruno Mineiro, 36'/1ºT (1-1); Luis Fabiano, 11'/2ºT (2-1); Luis Fabiano, 32'/2ºT (3-1).
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Wellington, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Maicon (Cícero - 38'/2º) e Jadson (Paulo Assunção - 38'/2ºT); Lucas, Osvaldo (Casemiro - 19'/2ºT) e Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco.
PORTUGUESA: Dida; Luis Ricardo (Bruninho - 31'/2ºT), Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro (Diego Viana - 36'/2ºT); Ferdinando, Léo Silva, Moisés e Boquita; Ananias (Rodriguinho, 25'/2ºT) e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário