Em entrevista à Rádio Tupi, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, anunciou mudanças na forma de disputa do Campeonato Carioca de 2013. Além das consagradas Taça Guanabara e Taça Rio, haverá mais um terceiro turno, envolvendo os quatro melhores times em pontos ganhos nas duas taças, de modo que os vencedores das taças não terão uma vaga garantida na final.
- Com isso, vamos privilegiar a melhor pontuação. Isso corrige uma distorção. Em 2012, o Flamengo fez 36 pontos, o Vasco, 35 e nenhum ficou nem entre as duas primeiras posições. Um clube que não tenha ganho o primeiro ou o segundo turno, ainda tem a chance de ser campeão, caso ele chegue à final. O vencedor da Taça Guanabara não estará direto na final. E sim, na semifinal, por conta deste grupo novo. Em vez de dois turnos, teremos três. Quem ganhar os dois iniciais vai direto para a final do campeonato (em dois jogos) e não é mais automaticamente campeão - explicou Lopes.
Outra modificação acontecerá na final do campeonato, em que o saldo de gols será desprezado:
- Nas duas partidas finais, independente dos resultados, haverá outra partida na qual, se empatar em pontos ganhos, a decisão vai para os pênaltis. Isso impede o esvaziamento do segundo jogo como neste ano, quando o Fluminense fez 4 a 1 no primeiro jogo contra o Botafogo e esvaziou o outro jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário