Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mística do Horto volta a funcionar e Atlético vence Santa Fé, de virada

O 'caldeirão do Horto' voltou a funcionar em favor do Atlético-MG, que  venceu o Independiente Santa Fé, de virada, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em seu reencontro com o torcedor em sua casa, pela Libertadores, que ano passado foi fundamental para a conquista do título. A a torcida fez a sua parte, mesmo sem lotar o estádio. Compareceu em bom número, apoiou o tempo todo e viu o alvinegro sofrer para ganhar o jogo, com gol de voleio de Neto Berola, aos 41 min do segundo tempo. O time colombiano atuou todo o segundo tempo com 10 jogadores.
Na Libertadores 2013, o Atlético-MG venceu cinco jogos e empatou um, contra o Tijuana, pelas quarta de final, resultado que o classificou para as semifinais. A excelente campanha, com viradas incríveis, pênaltis defendidos por 'São Victor' e a famosa campanha "Eu acredito" ficou no imaginário do torcedor. Mas, em campo, o time atleticano, agora comandado por Paulo Autuori, que substituiu o campeão Cuca, custou a engrenar. Pressionou a maior parte do jogo, saiu atrás do marcador, empatou em seguida e só venceu no finalzinho.
A torcida atleticana teve reforços ilustres. Jogadores que estão contundidos, como Réver, Luan e Fillipe Soutto, compareceram ao estádio. Chamava a atenção também a presença da oposto Sheilla, da seleção brasileira de vôlei, bicampeã olímpica, que revelou estar no Independência pela primeira vez. "Vim dar sorte para o Galo, que é 13, eu sou 13", comentou a musa do vôlei brasileiro, que aproveitou folga na Superliga. Valeu a tentativa de Sheilla, que deu sorte e comemorou o triunfo atleticano.
Dessa forma, o Atlético-MG assumiu a liderança do Grupo 4, com seis pontos em dois jogos e 100% de aproveitamento. O alvinegro e o Independiente Santa Fé, tinham vencido Zamora e Nacional do Paraguai, por 1 a 0 e 3 a 1, respectivamente, na primeira rodada. Na semana passada, o time paraguaio bateu o Zamora, por1 a 0, e soma três pontos, deixando os venezuelanos na lanterna.
Incentivado por sua torcida, que fazia bonita festa, o Atlético-MG partiu logo para o ataque. Principal criador do alvinegro, Ronaldinho Gaúcho começou errando muitos passes. Nos dois primeiros minutos, por exemplo, ele cometeu dois erros seguidos. O Santa Fé marcava forte, mas não evitou duas boas chances atleticanas, com menos de 15 minutos. Na primeira, Ronaldinho lançou para Jô, que de cabeça ajeitou para o chute de Tardelli, que desviou em um zagueiro e saiu. Logo depois, Fernandinho fez boa jogada pela esquerda, chutou e o goleiro Vargas fez difícil defesa.
A torcida atleticana jogava junto com o time, cantando e gritando o nome do clube com a posse de bola e vaiando os adversários em suas tentativas de ataque. A primeira chegada colombiana foi aos 18 min, em chute sem direção de Cuero. O Atlético não desistia de sua pressão e seguia criando oportunidades. Aos 24 min, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta na cabeça de Otamendi, que obrigou Vargas a ótima defesa. O goleiro colombiano aliás fez sua estreia na Libertadores e seu segundo jogo na temporada, depois que esteve perto de deixar o clube por indisciplina.
A bola aérea e os chutes de fora da área eram as tentativas mais frequentes do Atlético. Aos 31 min, Fernandinho, em chute de esquerda, assustou a  Vargas, mas a bola saiu. O Santa Fé seguia marcando forte e tentando  jogar no erro atleticano, para chegar em contra-ataques. A equipe de Paulo Autuori tentava, mas enfrentava dificuldade para fugir à marcação adversária. Os muitos erros de passes prejudicavam a transição alvinegra e minavam o ímpeto do time. Já o Santa Fé passou a ameaçar e Medina obrigou Victor a duas defesas seguidas no intervalo de um minuto.
Aos 44 min da etapa inicial, o Santa Fé ficou com um jogador a menos. Medina foi expulso, recebendo o cartão vermelho direto, por causa de uma entrada muito dura no zagueiro atleticano Otamendi. Os atletas visitantes reclamaram bastante da decisão do uruguaio Daniel Fedorczuk. Não houve tempo de o Atlético aproveitar a vantagem numérica e a etapa inicial acabou sem gols. Os jogadores do time colombiano esboçaram nova reclamação, mas foram para o vestiário sem maiores problemas.
Se na maior parte do primeiro tempo o Santa Fé já havia atuado fechado, a retranca foi maior na etapa final, por estar com 10 jogadores em campo. Sem mudanças, o time de Paulo Autuori voltou com a mesma disposição, mas igualmente com a dificuldade para superar a forte marcação. Além disso, a equipe colombiana cadenciava o jogo, tocando a bola, para irritar os donos da casa. Em alguns momentos, os atleticanos demonstravam em campo aceitar o jogo do adversário.
A sorte também parecia não estar do lado atleticano. Aos 8 min, Jô recebeu a bola, girou e bateu forte, de perna esquerda, mas a bola bateu na trave quando o goleiro Vargas estava batido no lance. Aos 13 min, a torcida atleticana levou um susto. Omar Pérez cobrou falta da esquerda e Victor teve dificuldade para defender. Logo depois disso, Autuori tirou Josué e colocou Guilherme, que nem pegou na bola e veio a decepção para os atleticanos: o mesmo Pérez acertou belo chute de fora da área e fez o gol.
A tristeza alvinegra durou pouco. Guilherme em sua primeira participação deu ótimo passe para Jô colocar a bola nas redes e empatar o jogo, para alegria do torcedor do Atlético, que gritou o nome de "Guilherme", em reconhecimento por sua importância no empate. O Santa Fé demonstrou não sentir o baque do empate e voltou a ameaçar o gol defendido por Victor, embora demonstrasse estar satisfeito com o empate. O Atlético pressionava, mas finalizava mal. Aos 29 min, Tardelli quase faz gol de calcanhar, após um passe que veio da defesa do time.
Ronaldinho Gaúcho jogava muito recuado e errava muitos passes. O time colombiano, por sua vez, recorria à cera para truncar a partida, mas aos 41 min, na base da raça e da técnica, o Atlético desempatou, com gol de Neto Berola,de voleio, aos 41 min. O Santa Fé ainda obrigou Victor a grande defesa impedindo o empate colombiano.
ATLÉTICO-MG 2 x 1 INDEPENDENTE SANTA FÉ

Data: 26/2/2014 (Quarta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Daniel Fedorczuk (URU)
Assistente: Carlos Pastorino (URU) e Nicolas Taran (URU)
Cartões amarelos: Juan De Roa, Mosquera (SANTA FÉ); Marcos Rocha , Pierre (ATL)
Cartão vermelho: Medina (SANTA FÉ)
Gols: Omar Pérez, aos 15 min; Jô aos 17 min e Neto Berola, aos 41 min do segundo tempo

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre, Josué (Guilherme), Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho (Leandro Donizete); Fernandinho (Neto Berola) e Jô
Técnico: Paulo Autuori.

Santa Fé
Camilo Vargas; Anchico, De la Cuesta, Francisco Meza e Mosquera; Edison Méndez, Daniel Torres, Juan De Roa (Herrera)e Omar Pérez; Wilder Medina e Cuero (Arias)
Técnico: Wilson Gutierrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário