Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Botafogo vence a Ponte Preta e dorme na liderança do Brasileirão

O Botafogo foi a Campinas na noite deste sábado e se impôs diante da Ponte Preta, saindo de campo com o placar de 2 a 0 e a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo saíram no primeiro tempo, com Seedorf e Antônio Carlos.
A vitória leva o Botafogo aos 10 pontos ganhos, na liderança isolada da competição. Mas várias equipes ainda jogam na rodada e o clube de General Severiano pode ser ultrapassado antes da paralização do Brasileiro, devido à Copa das Confederações.
Para a Ponte, a derrota deixa a equipe dentro da zona do rebaixamento, com apenas 3 pontos em cinco jogos, na décima sétima posição. O primeiro compromisso do Botafogo após a parada será o clássico contra o Fluminense, no dia 7 de julho. Já a Ponte visita o Náutico no mesmo dia.
O jogo
O primeiro tempo de Ponte Preta e Botafogo foi um reflexo da diferença técnica das duasequipes. A equipe de Campinas trocou o técnico Guto ferreira por Zé Sérgio, mas não mudou seu estilo de jogo baseado na marcação forte e saídas em velocidade. Sem muita qualidade no meio-campo, a Ponte tentava na base dos chutões pra frente acionar seus atacantes.
Liderado pelo holandês Seedorf, o Botafogo foi nítidamente superior. Logo aso 4 minutos, já deu um susto na zaga da Ponte, quando Seedorf recebeu livre na esquerda e cruzou rasteiro buscando Fellype Gabriel. O meia chegou atrasado e viu a bola cruzar a área.
A Ponte tentava segurar o ímpeto alvinegro na base das faltas, às vezes com violência. Seedorf era especialmente visado. A primeira chance do time da casa foi aos 11 minutos, quando Chiquinho levantou na área para Ferron cabecear livre rente à trave.
O Botafogo foi aos poucos aumentando o ritmo. Aos 24, a zaga da Ponte deu bobeira e Vitinho obrigou Roberto a trabalhar pela primeira vez na partida. Mas a Ponte respondeu com um chute de longe de Chiquinho, que passou perto do gol de Renan.
Novamente com Vitinho, o Botafogo tentou o chute de fora da área. Desta vez, ela bate no volante fernando e quase engana o goleiro roberto, mas vai para fora. O gol estava amadurecendo.
Aos 31, numa bela jogada coletiva, o Botafogo abriu o placar. Lucas cobrou lateral com rapidez para Fellype Gabriel, que deu um toque de calcanhar e levantou para Rafael Marques. Este usa a cabeça para ajeitar para Seedorf bater de primeira e fazer 1 a 0 para os cariocas.
O gol não fez o Bota recuar ou diminuir o ritmo na partida, pelo contrário. A pressão continuou e aos 33 Rafael Marques entrou na área e cruzou, mas a zaga da Ponte afastou providencialmente.
Três minutos depois, a blitz botafoguense deu frutos novamente, Escanteio para o Bota, Bolívar levanta no segundo pau e Antônio Carlos, sem marcação, entra de cabeça e amplia: 2 a 0.
A Ponte tentava reagir mas o Botafogo controlava o jogo com habilidade. Na volta do intervalo, o técnico Zé Sérgio começou a trocar suas peças em busca de uma formação mais ofensiva. O primeiro a sair foi Roger Gaúcho, dando lugar a Éverton Santos, depois foi a vez de Fernando ser substituído por Alemão.
O esquema tático em campo não mudou, mas com dois homens de frente no lugar de um volante e um meia, era natural que a equipe se voltasse mais para o ataque. Mas o Botafogo fazia um bom trabalho de marcação no meio de campo e segurava o ímpeto da Ponte.
Mas a Ponte não desistia. Aos 12, Éverton Santos, livre pela direita, chutou cruzado pra fora. Aos 18, foi a vez de Chiquinho aproveitar a sobra de um cruzamento e soltar a bomba, mas Renan estava atento e voou no canto direito. O Bota também é perigoso. Seedorf acha Lucas na direita, e o lateral vai à linha de fundo e levanta na área para Rafael Marques, mas a zaga se antecipa e corta.
O Alvinegro chegou perto do terceiro gol por duas vezes, com Vitinho. Aos 33, ele veio de trás, recebeu de Fellype Gabriel e chutou forte. Roberto salvou e mandou para escanteio. No minuto seguinte, foi Rafael marques que ajeitou para a jovem revelação do Bota, que desta vez acertou o travessão.
FICHA TÉCNICA - PONTE PRETA 0 X 2 BOTAFOGO
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP) 
Data: 8 de junho de 2013, sábado 
Horário: 21 horas (de Brasília) 
Árbitro: Cláudio Lima e Silva (SE) 
Assistentes: Cleriston Rios (SE) e Lorival das Flores (RN)
Renda: R$ 33764,00 
Público: 3473 pagantes 
Cartões amarelos: Fernado, Cicinho, Ferron e Rodrigo Biro (Ponte); Vitinho, Bolívar e Gabriel (Bota) 
Gols: 
BOTAFOGO:
 Seedorf, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Antônio Carlos, aos 35
PONTE PRETA: Roberto; Cicinho, Cléber, Ferron e Rodrigo Biro; Baraka, Fernando (Alemão), Roger Gaúcho (Éverton Santos) e Chiquinho (Rafinha); Rildo e William 
Técnico: Zé Sérgio
BOTAFOGO: Renan, Lucas, Antônio Carlos (André Bahia), Bolívar e Julio Cesar; Renato, Gabriel, Fellype Gabriel (Lucas Zen), Seedorf e Vitinho (Lima); Rafael Marques 
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário