Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Justiça confirma a libertação de sete corintianos presos na Bolívia


Entendendo não haver provas que incriminassem sete dos 12 corintianos presos em Oruro, na Bolívia, após a morte do garoto Kevin Beltran Espada, a Justiça do país libertou os torcedores depois de 106 dias de reclusão. A informação foi confirmada pela diretoria do Corinthians, que divulgou uma nota oficial no início da noite desta quinta-feira (06) comemorando a decisão.

Os outros cinco detidos não tiveram sua liberdade determinada por enquanto. Com eles, foram encontrados resíduos de pólvora nas mãos ou sinalizadores nas mochilas após o empate em 1 a 1 entre o Timão e o San José, no dia 20 de fevereiro, no estádio Jesús Bermúdez, em partida válida pela primeira fase da Copa Libertadores da América.

Em entrevista ao portal Globoesporte.com, o ministro conselheiro da embaixada na Bolívia, Eduardo Saboia disse que a preocupação ainda é grande em relação aos torcedores que permanecem na Penitenciária San Pedro. Ele afirmou que já está sendo providenciada toda a logística para que os presos retornem ao Brasil com segurança.
– Estamos firmes nisso, mas não queremos prejudicá-los. Eles estão sujeitos ao mesmo tipo de arbítrio que libertou os outros sete. Três dos libertados queriam ficar, para fazer pressão moral. Precisamos ser comedidos nas palavras, porque a situação ainda é delicada – alertou Eduardo Saboia.

Kevin, de 14 anos, foi atingido no rosto por um sinalizador marítimo disparado das arquibancadas onde se encontrava a torcida do time brasileiro e morreu na hora.

Confira a nota oficial do Corinthians:

Nesta quinta-feira (06), o Sport Club Corinthians Paulista recebeu com extrema felicidade a notícia da libertação de sete dos 12 cidadãos brasileiros – e torcedores corinthianos –, que estavam presos na cidade de Oruro, na Bolívia, desde 20 de fevereiro.

Um dia após o triste falecimento do garoto Kelvin Beltrán Espada, em entrevista coletiva concedida no CT Dr. Joaquim Grava, o presidente Mário Gobbi Filho iniciou a defesa dos 12 cidadãos brasileiros, que haviam sido detidos sem prova alguma. Desde então, o Sport Club Corinthians Paulista trabalhou incessantemente, em conjunto com o Governo Federal, para lutar pelos direitos dos seus torcedores.

Ao longo dos mais de 100 dias, o presidente Mário Gobbi Filho e o secretário geral Ronaldo Ximenes viajaram a Brasília-DF para realizar reuniões com José Eduardo Cardoso, ministro da Justiça, e Antônio de Aguiar Patriota, ministro das Relações Exteriores; receberam os familiares dos brasileiros detidos no Parque São Jorge; e mantiveram contatos diários com os dois ministérios citados. Durante o período, o Sport Club Corinthians Paulista também teve o apoio do eterno presidente Andrés Sanchez para reforçar a sua atuação.

A felicidade pela libertação dos sete cidadãos brasileiros, no entanto, não é maior que a força e o engajamento com que o Sport Club Corinthians Paulista seguirá trabalhando para que todos os outros cinco torcedores tenham os seus direitos respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário